Novos diretores-gerais tomam posse nos hospitais César Cals e Infantil Albert Sabin

2 de março de 2022 - 10:26 # # # # #

Wescley Jorge e Erika Mavignier - Ascom - Texto
: Thiago Freitas e Erika Mavignier - Fotos

O médico André Pires Cortez (em pé, à direita) deixa a Direção Técnica do HGCC para ocupar a Direção Geral

Os hospitais Geral Dr. César Cals (HGCC) e Infantil Albert Sabin (Hias), ambos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), apresentaram, durante cerimônias nessa terça-feira (1º), os novos diretores-gerais das unidades. O titular da pasta, Marcos Gadelha, e a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Tânia Mara Coelho, estiveram presentes nas duas solenidades.

No HGCC, tomou posse o médico André Pires Cortez, que antes ocupava a Direção Técnica do equipamento. Em seu discurso, o agora diretor-geral mencionou as transformações pelas quais a unidade passou ao longo de 93 anos, as conquistas e a atuação como maternidade e hospital terciário. Para ele, a instituição “desempenha papel fundamental na assistência e na formação de novos profissionais para trabalharem em prol de uma saúde mais justa e mais humana para a nossa população”.

Cortez assume o cargo no lugar de Antonio Eliezer Arrais Mota Filho. “O Hospital César Cals vai continuar sendo uma unidade que traz soluções para a Secretaria”, disse o ex-diretor, agradecendo a todos os colaboradores que o ajudaram durante os nove anos de sua segunda gestão.

Durante a cerimônia, o secretário Marcos Gadelha ressaltou a importância de se trabalhar com verdade e transparência, principalmente neste momento pelo qual passa a saúde pública cearense. “O [Hospital] César Cals tem previsão de sair daqui para o Hospital Universitário [do Ceará] e acho que isso vai ser uma evolução enorme. Aquele hospital vai ter o que há de mais moderno. Então, futuramente, [Hospital] o César Cals, do ponto de vista estrutural, vai passar por uma mudança muito grande”, afirmou. O Huce, em construção até o fim do ano, está situado no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Hospital Infantil Albert Sabin

A médica pediatra Fábia Linhares assume como diretora-geral do Hias após mais de 30 anos de atuação e compromisso com a instituição, tendo acumulado vasta experiência na unidade, tanto na área assistencial como em outras posições de gestão. A profissional substitui a pediatra Patrícia Jereissati, que esteve no cargo desde 2018.

Fábia Linhares foi conduzida ao novo cargo pela titular da Seade, Tânia Mara Coelho, e pelo secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha

Ela aceita o novo desafio com o objetivo de envolver toda a equipe para continuar atendendo, com segurança, qualidade e humanização, crianças e adolescentes – perfil de pacientes da unidade. “Minha missão é resgatar o sentimento de pertencimento e a satisfação em todos que fazem esta casa: servidores, cooperados e terceirizados. Quero que se sintam protagonistas desta história, devendo, antes de tudo, ser ouvidos, respeitados, valorizados e reconhecidos. Sei que não será fácil, mas espero contar com cada um para, juntos, fazermos deste hospital uma verdadeira família, unida e imbuída do mesmo propósito que é atender bem os nossos pacientes”, assegura.

A titular da Seade, Tânia Mara Coelho, ao lado do secretário Marcos Gadelha, oficializou a nova gestão. “A dra. Fábia tem uma história de muitos anos de luta e dedicação no Sabin e conhece o hospital mais do que ninguém, por isso, foi muito natural essa escolha. Desejo que ela possa fazer uma gestão transparente, serena e de muita união junto a seus colaboradores”, pontua.

A solenidade também marcou o início da atuação da pediatra Juliana Mendes na Diretoria Clínica do Hias, assumindo o cargo até então ocupado por Fábia Linhares. O evento teve a presença de representantes de diversos setores do hospital e foi transmitido pelo canal do YouTube da instituição para todos os colaboradores.