CearaPar é a primeira estatal cearense a receber o selo Women on Board

15 de março de 2022 - 16:19 # # # # #

Ascom Sefaz - Texto e Fotos

A certificação reconhece empresas que têm mulheres em seus conselhos administrativos ou consultivos

A Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), vinculada à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), é a primeira estatal e a segunda empresa sediada no Estado a receber o selo de certificação Women on Board (WOB). A iniciativa é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece a presença de mulheres em conselhos diretivos.

Dos sete membros do Conselho de Administração da CearaPar, três são mulheres. São elas: a secretária da Fazenda e presidente do Conselho, Fernanda Pacobahyba; a executiva do mercado financeiro, Mara Limonge Macedo; e a advogada Uinie Caminha. Outras posições de destaque são ocupadas pela também advogada Anneline Magalhães, que exerce o cargo de diretora administrativa e financeira; e pela jornalista Moema Soares, integrante do Conselho Fiscal.

A secretária Fernanda Pacobahyba ressaltou a importância da presença feminina nos quadros da estatal. “Para nós é motivo de muito orgulho ter mulheres em cargos de liderança na Companhia. Nós apostamos na diversidade e na equidade de gênero. Quanto mais diversa a CearaPar for, mais ela estará refletindo a sociedade. Isso nos engrandece e favorece a inovação”.

O diretor-presidente da Companhia, Carlos Eduardo Marino, também falou sobre a relação da Companhia com a diversidade. “A CearaPar surgiu com uma forte vinculação com a agenda ESG (sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança), de modo que seu estatuto social garante a participação mínima de 40% de mulheres ou integrantes da comunidade LGBTQIA+ nos cargos de administração da estatal. A Companhia tem em seu corpo diretivo um contingente expressivo de mulheres. Esta competente participação feminina contribui substancialmente para a missão institucional da empresa”.

CearaPar

A Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar) é a mais jovem empresa estatal cearense. Ela nasceu no fim de 2021 com a missão de gerir com eficiência os ativos (imóveis, ações, títulos e outros) de propriedade do Estado, gerando receitas novas ou incrementando as já existentes.

Organizada sob a forma de sociedade de economia mista, o objetivo da Companhia é buscar o melhor retorno dos ativos estaduais, permitindo a continuidade do ciclo de investimentos públicos do Estado.

 

Women on Board

Women on Board é uma iniciativa independente que busca reconhecer a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos de empresas. Por meio da concessão de um selo de certificação, o movimento pretende mostrar aos grupos empresariais que a diversidade é um ativo importante para as companhias que querem inovar no mundo dos negócios.