80º Centro de Educação Infantil do Programa Mais Infância Ceará é inaugurado em Alcântaras

17 de março de 2022 - 14:14 # # # # # # # #

Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes - Fotos

Parte do pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará, os Centros de Educação Infantil (CEIs) são espaços de aprendizagem, cuidado e estímulo ao desenvolvimento para crianças de até 5 anos. Com a unidade inaugurada nesta quarta-feira (16), em Alcântaras, município do Sertão de Sobral, já são 80 CEIs entregues à população cearense por meio do programa do Governo do Ceará. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, a secretária da Educação, Eliana Estrela, e o deputado federal Leônidas Cristino participaram da entrega do equipamento por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais. O prefeito Joaquim do Quinca e representantes locais participaram da inauguração no município.

Um dos compromissos assumidos pelo Governo do Ceará é a melhoria da educação para meninos e meninas na Capital e no Interior. A expansão contínua garantirá a entrega de 254 Centros de Educação Infantil em todo o estado, com pelo menos um CEI nos 184 municípios cearenses. “O Ceará terá um marco importante na educação infantil. Não só pela construção de Centro de Educação Infantil, mas também capacitando, aprimorando, aperfeiçoando os profissionais da educação. Em cada Regional da Educação há um especialista, responsável para fazer o acompanhamento de toda a parte pedagógica da educação infantil dos municípios cearenses. Então, nós temos 20 Regionais da Educação, temos 20 técnicos especialistas da educação infantil para fazer o acompanhamento dessas crianças e desses municípios. Isso significa nossa atenção, nosso respeito pelas crianças do nosso estado”, explicou Onélia Santana.

O Centro de Educação Infantil Juvenal Ferreira de Sousa ficou pronto com investimento de R$ 1,7 milhão, do Tesouro do Estado e contrapartida municipal, para construção e equipamentos. Cada CEI é composto de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O espaço pode receber até 208 crianças com atendimento voltado ao desenvolvimento e à educação infantil. A obra do CEI de Alcântaras, de iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc) e vinculada ao Programa Mais Infância Ceará, foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“O equipamento realmente é muito bonito, um equipamento todo adequado à infância. E dentro tem também um projeto muito bonito, que é onde tem pessoas, onde tem as professoras, os servidores, as pessoas que, do dia a dia, junto com as crianças e suas famílias, vão ter condição de ter uma interação melhor por meio do lúdico, do cuidado com a natureza, de tudo isso, e aprender melhor. Esse projeto que se constrói no interior do CEI é o mais importante e são as pessoas que fazem”, detalhou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Os Centros de Educação Infantil integram as ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, são cedidos às gestões municipais. “Parceria é tudo, quando a gente trabalha com parceria as coisas acontecem. Este é um sonho que estamos realizando. Nós não tínhamos uma estrutura moderna igual a esta, um CEI moderno. Hoje isso nos alegra. Tenho certeza que isso irá abrilhantar o trabalho dos professores que aqui irão trabalhar, passar seus conhecimento para as nossas crianças”, declarou o prefeito de Alcântaras, Joaquim do Quinca.

Futuro

Mãe de Maria Safhyra, de 4 anos, a empresária Cleudimar Barbosa se mostrou grata pelo equipamento que atenderá a filha e outras crianças do município. “É uma oportunidade muito boa para o município, para as crianças, para os pais, para todo mundo. É gratificante demais. Aprendizado, gestão, todo mundo empenhado mesmo, todo mundo participa. Não tinha como ser melhor. Superou todas as expectativas”.