Governo do Ceará entrega brinquedopraças, academias ar livre e brinquedocreches em Icó e São Gonçalo do Amarante

17 de março de 2022 - 18:21 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes e Rosane Gurgel - Fotos

Os municípios de Icó e São Gonçalo do Amarante foram contemplados nesta quinta-feira (17) com brinquedopraças, academias ao ar livre e brinquedocreches. Os equipamentos foram inaugurados pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e pela titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, por meio de transmissão virtual nas redes sociais do Governo do Ceará. Os gestores municipais Laís Nunes, prefeita de Icó, e Professor Marcelão, prefeito de São Gonçalo do Amarante, estiveram presentes nos equipamentos durante a entrega.

Onélia Santana ressaltou que, após as entregas de Icó e São Gonçalo do Amarante, o Ceará já conta com um total de 460 equipamentos dentro do projeto Mais Infância, e pontuou que, o programa Mais Infância já proporcionou mais de 5,8 milhões de visitas domiciliares em todos os municípios cearenses, com foco no acompanhamento e desenvolvimento infantil junto às famílias. “O nosso governo pensa e promove políticas públicas a favor do desenvolvimento infantil, uma fase importante para toda a sua vida, por isso precisamos estimular as nossas crianças. E assim precisamos do apoio das prefeituras, dos pais, que continuemos com as visitas domiciliares, e claro, com o bom uso dos equipamentos, como as brinquedopraças e as brinquedocreches”, listou a primeira-dama, que relembrou que os dois municípios contemplados de hoje estão com Centros de Educação Infantil em obras.

Os equipamentos integram o Programa Mais Infância Ceará e totalizam investimentos de cerca de R$ 375 mil. Com as novas inaugurações, o Ceará chega a marca de 460 equipamentos por meio do programa, sendo 185 brinquedopraças e 138 brinquedocreches, 80 CEIs, 26 Praças Mais Infância, 20 Núcleos de Estimulação Precoce, quatro estações do Praia Acessível, duas Fábricas do Mais Nutrição, três Complexos Mais Infância, um Espaço Mais Infância e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará entregues à população.

“O Ceará está mudando a vida dessas crianças, através de todas essas ações do projeto Mais Infância. Por isso vamos registrar que vivemos em um Estado que o governo tem o foco no desenvolvimento do ser humano, é uma das principais responsáveis é a professora Onélia, foi em busca da informação em como melhorar o desenvolvimento das nossas crianças, por isso nós investimos nas ações do Mais Infância, com foco nas crianças de 0 a 6 anos. São Gonçalo e Icó, zelem e cuidem desses equipamentos, eles são extremamente importantes para essas  crianças”, arrematou Socorro França.

As brinquedopraças contam com gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos para a criançada. Nas academias são 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Os dois equipamentos estão instalados em áreas de 350 m². Já a brinquedocreche conta com brinquedos, livros sonoros e inclusivos e jogos pedagógicos infantis.

Brinquedocreches

Na ocasião, Onélia Santana também inaugurou duas brinquedocreches, uma em cada municípios. Espaço lúdico com brinquedos, jogos pedagógicos, livros e uma estante em formato de casinha, tudo dentro de uma área de 40m2, que ficam nas sedes dos municípios. No espaço as crianças têm à disposição uma sala com casinha petit, escorregador reto, tabela de basquete com bola, túnel lúdico, gangorra com três lugares, piscina com bolinhas, toca 3 em 1, trave gol com bola, kit com 40 livros de literatura.

Essa estrutura foi desenhada para estimular a criatividade, socialização, afetividade, autoestima, raciocínio lógico, desenvolvimento das capacidades motoras, memória, percepção, imaginação e senso de organização das crianças, pelo ato de brincar.

Gestores agradecem

Para a prefeita de Icó, Laís Nunes, o momento é de agradecer por todo o trabalho com foco na primeira infância, através do programa Mais Infância Ceará. “Preciso agradecer a essas duas mulheres guerreiras, que muito contribuíram para o desenvolvimento das crianças do Ceará, Onélia Santana e Socorro França. O bairro DNR está recebendo dois equipamentos importantíssimos, nós recuperamos a praça em parceria com o Estado, que instalou uma brinquedopraça para as crianças brincarem, se divertirem e para que possam se socializar com as outras crianças. Além disso, temos uma academia ao ar livre, que a família aproveita, que leva as crianças para se divertirem com o desenvolvimento de forma integral”, disse.

Presente na solenidade, o deputado estadual Oriel Nunes, natural de Icó, era pura alegria. “Nossa cidade está recebendo esse espaço de fundamental importância para as nossas crianças, para brincar, se divertir, aprender, e com uma academia para os jovens e idosos, que ajuda a congregar todas as famílias em um mesmo espaço. O que vejo é um governo que trabalha para investir na primeira infância, em uma luta por todos nós cearenses na entrega de importantes equipamentos por todos os municípios cearenses. E para mim é mais especial, pois estão entregando em Icó, minha cidade natal, e são projetos como esse, que fazem o bem para o povo cearense, que sempre iremos aprovar na Assembleia Legislativa”, apontou.

“Preciso agradecer essa política que favorece a quem mais precisa, e que possamos multiplicar essas políticas públicas em nosso município. De antemão agradeço o CEI, que será inaugurado em breve no bairro Carioca, e as mais de mil mães que possuem o cartão Mais Infância em nossa cidade. Sobre os equipamentos entregues, esses modelos de brinquedopraça, academia ao ar livre e brinquedocreche, possuem uma característica especial, com itens inclusivos, espaço para crianças especiais, e que sou muito grato à primeira-dama, que sempre olha por essas crianças. Essa praça hoje tem alegria, era uma praça sem vida, a chamada praça do hospital, e de repente com essa política pública, o mesmo espaço ganha vida, e sempre tem crianças e pais aproveitando o espaço com muita diversão e desenvolvimento”, constatou o Professor Marcelão, prefeito de São Gonçalo do Amarante.

Conscientização ambiental

Política aplicada que tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza, para que saibam a importância da preservação ambiental, do plantio e da distribuição de mudas, já é tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância. Além disso, a iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável.

No entorno das brinquedopraças entregues foram plantadas e distribuídas um total de 100 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A ação também contribui para a manutenção de cidades mais verdes.

Diversão com desenvolvimento

Para a dona de casa de São Gonçalo do Amarante, Lindajessica Coelho da Silva, hoje é um dia especial para ela e seu filho. “Nós agora temos brinquedos para os meninos se divertirem, meu menino socializa e brinca e faz novos amigos, nós temos um lugar seguro para sair de casa, que ele pode se desenvolver se divertindo. Não só a gente, mas muitas famílias aqui da cidade, mudou o ambiente, a rotina das pessoas, para melhor, temos aqui um lugar bonito, colorido, uma praça totalmente nova para a gente”, agradeceu.