Vinte e seis mil famílias da Capital estão recebendo o Vale Gás Social

23 de março de 2022 - 17:20 # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS

Com o tíquete do Vale Gás Social nas mãos, a diarista Merivânia Costa (32) comemorou a chegada do benefício ao bairro Palmeiras. “Justo no dia em que acabou o gás da minha casa eu fiquei sabendo que ia começar as entregas dos tíquetes para as famílias cadastradas. Isso foi uma vitória muito grande, saber que não vai faltar comida para os meus três filhos”, conta a mãe da Maria Clara (15), Yasmim (11) e Pietro (4). Merivânia faz parte das mais de 26 mil famílias da Capital que estão recebendo o Vale Gás Social, benefício do Governo do Ceará que garante uma recarga de gás a famílias em vulnerabilidade social.

Em Fortaleza, as entregas começaram nesta terça-feira (22) e estão sendo realizadas em 27 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Em todo o Ceará, mais de 209 mil cearenses estão recebendo a primeira entrega do Vale Gás Social deste ano. Com essa entrega, já são 913.156 tíquetes entregues à população cearense, desde 2020.

O benefício emergencial que se tornou política de Estado agora será entregue três vezes por ano a famílias como a de dona Elisângela Félix (44) e seu Eduardo, que têm cinco filhos e dependem unicamente da renda do trabalho dele como metalúrgico. “Muitas vezes, não temos dinheiro para comprar o gás, principalmente porque só temos uma renda e nem sempre é o suficiente para colocar comida na mesa. Esse benefício veio em ótima hora e vai fazer muita diferença para nós”, explica a dona de casa.

Executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Vale Gás Social contempla diversas famílias, dentre as quais as beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; do Auxílio Brasil, com renda inferior ou igual a R$ 150; e dos jovens participantes do programa Virando o Jogo.

“É muito gratificante ver esta política de Estado alcançando tantas e diversas famílias em todo o Ceará”, destaca a titular da SPS, Socorro França, que ainda lembra. “Nós estamos saindo dessa pandemia com a certeza de que o governador Camilo Santana se comprometeu integralmente com o povo cearense e conseguiu transformar o que era ação emergencial em política pública permanente, provando que é possível dar mais dignidade e acesso para as famílias ais vulneráveis do nosso estado”, complementou a gestora.

Para as famílias da Capital, a consulta para saber quem tem direito e a data de retirada do benefício pode ser feita ligando para 156 ou por meio do site, informando o CPF ou NIS.

Até quinta-feira (24), receberão a recarga gratuita do botijão de gás os nascidos entre janeiro e abril.

Entre os dias 28 e 31 de março, será a vez dos nascidos entre maio e agosto, e a partir do dia 4 até 7 de abril, os nascidos entre setembro e dezembro receberão o benefício. Quem está na lista dos beneficiários, mas perdeu a data agendada, poderá receber o tíquete para recarga do gás até o dia 7 de abril.

Veja calendário:

• Até quinta-feira (24): nascidos de janeiro a abril
• De 28 a 31 de março: nascidos de maio a agosto
• De 4 a 7 de abril: nascidos de setembro a dezembro
• Até 7 de abril: pessoas que perderam a data indicada

Como receber o vale-gás

Para a retirada do vale-gás em um dos Cras é preciso apresentar RG, CPF, NIS e comprovante de endereço. Com o tíquete em mãos, a recarga pode ser recebida indo direto à revenda mais próxima da Nacional Gás; entrando em contato com a distribuidora da Nacional Gás da região; ou pelo canal de atendimento da empresa no telefone 0800-702-1200.