Selo Alimento Seguro do Nutec estreia com certificação aos produtos do Programa Mais Nutrição

24 de março de 2022 - 10:08 # # # # #

Paula Facó - Ascom Nutec - Texto
Ariel Gomes - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Fotos

Programa contribui para a segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. Para o selo, qualquer indústria e estabelecimento comercial do setor alimentício pode se candidatar

O Programa Mais Nutrição, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, é o primeiro do estado a receber o selo Alimento Seguro desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec). O lançamento oficial do selo aconteceu nessa quarta-feira (23), na Ceasa Maracanaú.

A primeira-dama destacou que a parceria com o Nutec nasceu junto com o programa, em 2019. Por isso, os alimentos do Mais Nutrição tinham o acompanhamento do Núcleo desde as primeiras ações. “A conquista do selo é uma chancela de que estamos oferecendo um alimento de qualidade e que estamos cuidando da saúde das nossas crianças”, definiu Onélia.

Francisco Magalhães, presidente do Nutec, enfatizou que o selo é uma vitória da população, que, além do acesso ao alimento, terá a certeza de estar consumindo um produto seguro, alinhado aos padrões estabelecidos por órgãos de controle de qualidade de todo o país.

A certificação do Nutec confere a produtores e consumidores um acompanhamento técnico das boas práticas de fabricação, pesquisa, avaliação dos padrões de identidade e contaminantes exigidos por legislação sanitária, garantindo confiabilidade e credibilidade nas etapas de produção e comercialização de alimentos.

Estimular as instituições a melhorar o desempenho de seus processos e contribuir diretamente na saúde dos consumidores, com base nos parâmetros de Segurança de Alimentos, são objetivos da certificação. O selo representa o compromisso e a prática da excelência em relação à segurança alimentar e nutricional. O Nutec é referência nacional nesta área.

Mais Nutrição

O programa Mais Nutrição faz parte do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, e contribui para a segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. Até março de 2022, cerca de 2,3 mil toneladas de alimentos doados para 136 entidades selecionadas nos últimos editais, além de cearenses em situações de vulnerabilidade em um total de 405 mil pessoas de 118 municípios.

O Governo do Ceará implantou duas fábricas e bancos de alimentos nas sedes da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Ceará) de Maracanaú e Barbalha, para coletar e selecionar alimentos em condição de consumo para produzir e distribuir às entidades selecionadas por edital com alimentos “in natura”, sopa desidratada e polpas de frutas, e ainda, controlar sua distribuição junto a entidades da rede socioassistencial, cadastrada pelo banco de alimentos.

Entidades da rede socioassistencial de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Crato, Juazeiro e Barbalha são beneficiadas por meio do aproveitamento e repasse de alimentos excedentes e que se encontram em perfeitas condições de consumo.

Além disso, o Mais Nutrição durante o período de pandemia atuou com ações emergenciais no combate à fome, apoiando pessoas em situação de rua, vítimas de enchentes, comunidades tradicionais, famílias vulneráveis e outros públicos, com doações de mais de 68 mil cestas básicas.

Análise

Para que um produto obtenha o selo, a equipe técnica do Nutec submete o candidato a um acompanhamento rigoroso através de uma programação periódica de análises laboratoriais, incluindo ensaios químicos, físico-químicos e microbiológicos, além de consultoria técnica especializada. As análises necessárias são aquelas exigidas por órgãos de regulamentação, como a Anvisa e o Mapa, e variam dependendo do tipo de produto.

A empresa que receber a certificação poderá fazer uso do selo nas embalagens do produto, no estabelecimento, no site, e em toda sua comunicação, com o objetivo de oferecer transparência a seus consumidores. O empreendimento será vistoriado anualmente para acompanhamento da manutenção da certificação.

Autoridades

Também estiveram presentes no evento a secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; o presidente da Ceasa, José Leite; a Presidente do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Malvinier Macedo; e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário(SDA), Cacá Pitombeira.