195 aprovados do cadastro de reserva do último concurso do Detran serão chamados

30 de março de 2022 - 15:25 # # # # # #

Antonio Cardoso - Comunicaçao Institucional

Assembleia Legislativa também aprovou Mensagens do Executivo com benefícios a servidores da SRH, Sohidra e Arce

Com o aumento da demanda de atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), o Governo do Estado vai chamar mais 195 concursados que estavam no cadastro de reserva do último certame, que já nomeou 383 profissionais. O chamamento será possível após a Assembleia Legislativa aprovar nesta quarta-feira (30) a mensagem enviada pelo governador Camilo Santana, autorizando a criação de mais 195 cargos no órgão.

Na mensagem aprovada, o Governo do Ceará reconhece que o Detran-CE desenvolve a sua atividade diretamente com o cidadão, coordenando o trânsito para uma condução mais segura e consequente preservação da vida. Ainda de acordo com a justificativa do documento, a atuação do órgão perpassa os mais diversos níveis da administração estadual, tanto por sua indireta redução da ocupação de leitos por pacientes oriundos de acidentes de trânsito, bem como na identificação do cidadão, por meio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Programas sociais como a CNH Popular também foram ressaltados pelo Governo do Ceará.

O superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino, esteve na Assembleia Legislativa e exauriu as dúvidas dos parlamentares antes da votação. Ele ressalta que a contratação de mais 195 agentes representa mais um esforço do Governo do Ceará para aprimorar e acelerar o serviço prestado ao cidadão.

“Vai propiciar que a gente amplie cada vez mais a abrangência do serviço e atenda cada vez melhor a população. O governador se colocou à disposição para solucionar o problema da demanda que se ampliou também com o início da CNH Popular”, revelou o superintendente.

Além disso, de acordo com Maximiliano, com a reestruturação serão ampliadas ações como atendimento diário ao cidadão com renovação ou primeira habilitação, e registro de veículos. Todos os municípios serão contemplados. “O Detran-CE presta serviço nos 184 municípios. Portanto, chamar esses 195 concursados do cadastro de reserva repercutirá diretamente no serviço que prestamos em todo o Ceará”, avaliou o superintendente.

Realizado em 2018, o concurso do Detran-CE foi um dos mais concorridos da história do Governo do Ceará, com a participação 172 mil pessoas para os cargos de Agente de Trânsito e Transportes, Vistoriadores, Assistente de Atividade de Trânsito e Transportes e Analista de Trânsito e Transportes. Além do alto índice de inscrições, foi registrado um grande número de isenções, aproximadamente 72 mil, consolidando uma política social e democrática de acesso ao serviço público por meio de concurso.

Gratificações

Servidores da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), bem como da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), serão beneficiados com Planos de Cargos e Carreiras a ser instituído pelo Governo do Ceará. As garantias para as categorias se darão após a Assembleia Legislativa aprovar também, nesta quarta-feira (30), mensagens encaminhadas pelo Executivo estadual.