Ceará Credi realiza capacitação de agentes para interiorização do programa no estado

19 de abril de 2022 - 14:35 # # # # # # #

Íkara Rodrigues - Ascom Adece - Texto e Foto

Dona Luzia Pereira utiliza o artesanato como fonte de renda extra para a sua família há 15 anos. É no entrelaçar dos dedos com a agulha e a linha que ela dá forma às suas famosas peças de crochê no distrito de Oiticica, no município de Viçosa do Ceará, distante 349 km da capital Fortaleza. Dona Luzia faz parte de um grupo de empreendedoras cearenses beneficiadas pelo Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Governo do Ceará (Ceará Credi).

“Quando soube do programa, vi a possibilidade de conseguir um dinheiro a mais para investir na compra de material e aumentar minha produção. Antes, eu só conseguia comprar o material necessário com a venda do que produzia. Vendia um pouquinho pra comprar linha e assim ia levando. Com o crédito (do Ceará Credi), consegui me organizar financeiramente, comprar mais materiais e aumentar a variedade da minha produção”, explica dona Luzia.

O bom retorno obtido com o primeiro crédito levou a artesã e seu grupo a optarem pela renovação do empréstimo em 2022. Elas foram as primeiras beneficiárias do Ceará Credi a renovarem o empréstimo do programa. “A gente só tem a agradecer ao programa por ter chegado em um momento de grande dificuldade (durante a pandemia). Esse era um fôlego que a gente tava precisando”, explica Luíza Pereira, que se uniu a irmã Luzia e mais duas amigas para dar entrada no pedido de crédito.

Interiorização do Programa

Empreendedores de 79 municípios cearenses passam a contar, a partir deste mês de abril, com um importante reforço que irá facilitar o acesso aos benefícios ofertados pelo programa de microcrédito. São as novas unidades de atendimento que iniciam suas atividades nas cidades que aderiram ao chamamento público realizado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), responsável pela operacionalização do Ceará Credi.

Durante os meses de março e abril, a Adece vem realizando o treinamento dos novos agentes administrativos das prefeituras que atuarão em apoio aos agentes de crédito do Programa. As capacitações estão sendo realizadas nas regionais do Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Sobral, Serra de Ibiapada, Vale do Curu e nos litorais Norte e Oeste do Estado. Após a conclusão do ciclo de capacitação, os atendimentos regionalizados serão iniciados nas 79 cidades.

Sobre o Programa

O Ceará Credi é um programa desenvolvido pela Adece, em parceria com Instituto E-Dinheiro e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), com o objetivo de garantir a inclusão produtiva pelo acesso ao crédito e abertura de novos negócios em todo o estado.

Atualmente, o Programa dispõe de um total de 103 agentes de crédito distribuídos em 64 unidades de atendimento. Até o final de março deste ano, cerca de 36 mil pessoas foram atendidas pelo programa e mais de 22 mil clientes financiados com recursos de mais de R$ 60 milhões.

Em operação no Ceará desde junho de 2021, o Programa disponibiliza plataforma virtual de capacitação empreendedora e educação financeira para seus clientes. Até o final de março, 8.541 empreendedores foram capacitados em cursos como: Ajudando Você a Pensar no Seu Negócio, Prepare-se Para Conseguir Crédito, Marketing digital, Formalização e Como Cuidar do Dinheiro do Seu Negócio.