Íris e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional firmam parceria para fortalecer práticas inovadoras no setor público

26 de abril de 2022 - 11:47 # # # # #

Ascom Íris - Texto e arte gráfica

Cooperar e desenvolver ações conjuntas é uma prática para fomentar a inovação no setor público. Neste mês de abril, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará firmou acordo de cooperação técnica com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O documento que oficializa a parceria tem a aplicação de Direito Visual e Linguagem Simples para facilitar a comunicação com o cidadão e prevê a articulação e a prática de projetos inovadores.

Entre as ações previstas no acordo, estão: capacitar equipes no uso de ferramentas de Design Jurídico, Direito Visual e Linguagem Simples, conduzir projetos estratégicos de transformação digital e desenvolvimento de metodologias ágeis, realizar projetos-pilotos e elaborar documentos para servirem como protótipos e/ou modelos nas instituições.

Conforme ressalta a gerente de Inovação Jurídica do Íris, Mariana Zonari, a parceria mostra que as expertises trabalhadas pelo Íris no Ceará vêm se disseminando no Brasil: “esse é um trabalho importante para fortalecer o movimento em torno da Inovação Jurídica, cujo objetivo maior é aproximar o estado de cidadãos e cidadãs”.

A procuradora da Fazenda Nacional e gestora nacional do Atendimento e do portal Regularize, Joana Araújo, reforça como a parceria com o Laboratório é fundamental no processo de transformação digital dos serviços da PGFN. “Em um mundo fortemente impactado pela tecnologia, trazer a visão do cidadão para o centro das atenções permitirá a democratização do acesso aos serviços públicos e, neste aspecto, o Íris já é referência nacional com suas abordagens inovadoras. A cooperação entre os órgãos evidencia a capacidade de nos conectarmos para a resolução conjunta e estruturada de diversos problemas comuns na relação entre estado e sociedade”, destaca Joana.

O Íris e a PGFN já cooperam em alguns projetos. Entre eles, estão: as oficinas de capacitação em Linguagem Simples e Direito Visual, que estão tendo como resultado a reformulação das páginas sobre a Dívida Ativa da União. Além disso, trabalharam juntos na reformulação de cartas de cobrança enviadas aos contribuintes devedores da Procuradoria, em fase de implementação.