Junto ao Sírio-Libanês, Sesa lança projeto para aprimorar Regulação em unidades de saúde
25 de maio de 2022 - 17:24 #HELV #Hospital de Messejana #Hospital Sírio-Libanês #Proadi-SUS #regulação
Mariane Dantas - Ascom Sesa Texto
Débora Morais e Divulgação Fotos
Iniciativa deverá ser implementada, inicialmente, nos hospitais de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e Estadual Leonardo da Vinci (Helv)
Representantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do Hospital Sírio-Libanês se reuniram nessa terça-feira (24), no auditório do Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE), na sede da pasta, em Fortaleza, para o lançamento do Projeto de Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização das Secretarias Estaduais de Saúde. A iniciativa deverá ser implementada, inicialmente, nos hospitais de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e Estadual Leonardo da Vinci (Helv).
O Projeto integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, que propõe parceria com hospitais de referência do País para o aprimoramento de políticas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Aderida pelo Ceará e por outros 23 estados, além do Distrito Federal, a ação tem o objetivo de aprimorar a Regulação da Atenção à Saúde, desde o processo de contratualização dos serviços entre a Sesa e suas unidades, resultando em um maior controle de indicadores e metas, além de mais efetividade aos serviços destinados à população cearense. “A gente vem junto com o grupo de trabalho para instrumentalizar, trazer ferramentas de monitoramento, trazer modelo de contrato e trabalhar nos hospitais indicados pela Secretaria. Isso resulta em diversas melhorias, como um contrato robusto, indicadores e metas bem estabelecidos e uma boa inserção dessa unidade na prestação de serviços dentro da Rede”, esclarece a especialista de Projetos do Sírio-Libanês, Thaís Falcão.
Nesta quarta-feira (25), o grupo de trabalho visita os hospitais-laboratórios para conhecer a estrutura física, o corpo diretivo e dar os primeiros encaminhamentos
A primeira fase, denominada de Preparação, consiste na formação dos grupos de trabalho das secretarias estaduais de Saúde e na definição dos hospitais-laboratórios (HL), neste caso, as unidades da Rede Sesa citadas acima. “O grupo foi apresentado nesta oportunidade, composto por gestores das áreas de Planejamento, Financeiro, Regulação e Jurídico. Um trabalho que será executado junto aos especialistas e às equipes das unidades escolhidas”, complementa a coordenadora de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Saúde do Ceará, Emília Lima.
Próximas fases
Construído a partir da Política Nacional de Regulação e tendo como foco a Regulação da Atenção à Saúde, o Projeto de Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização é dividido em três fases: Preparação, Operacionalização e Institucionalização.
Na próxima etapa (Operacionalização), serão realizados os diagnósticos da área de Regulação, além da organização de fluxos e da implementação dos processos de contratualização. Na fase seguinte, são feitos o monitoramento, a avaliação dos resultados e a elaboração do plano de expansão para os demais hospitais da Rede Sesa. “O objetivo final será institucionalizar essas propostas para que as experiências sejam replicadas em outras unidades e resultem na homogeneidade do serviço”, pontua Luís Branquinho, também especialista de Projetos do Sírio-Libanês.