Junho Vermelho: Unidades de Vapt Vupt conscientizam população sobre a doação de sangue

3 de junho de 2022 - 17:15 # # #

Ascom SPS

Os prédios do Vapt Vupt ficarão iluminados de vermelho durante todo o mês de junho, e nas unidades de Fortaleza e Sobral serão realizadas doação de sangue

Com os prédios iluminados de vermelho e mobilizações para doação de sangue, os Vapt Vupt, equipamentos coordenados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), aderiram ao Junho Vermelho, e iniciam, na próxima segunda-feira (6) as ações de mobilização para sensibilizar possíveis doadores no Vapt Vupt de Sobral, e na unidade do Antônio Bezerra, em Fortaleza, no próximo dia 8. A campanha é do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e busca conscientizar a população sobre a importância do gesto de solidariedade que ajuda a abastecer mais de 480 unidades de saúde no Ceará.

“É muito gratificante participar da Campanha do Junho Vermelho e colaborar com uma ação tão importante para salvar vidas. Aqui nas nossas unidades de Vapt Vupt nós atuamos para levar cidadania ao povo cearense e agora vamos também colaborar para levar esperança e vida, no sentido mais literal da palavra, aos que mais precisam”, ressaltou o secretário executivo de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Tadeu Lustosa.

Junho Vermelho

Criado em 2015, a campanha Junho Vermelho surgiu para aumentar o número de doações neste período. O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e por causa do clima mais frio em alguns locais do Brasil nesta época, o que tende a diminuir o número de doações. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para a baixa no estoque de sangue nos hemocentros.

Neste mês, diversos equipamentos públicos e privados no Estado estarão iluminados de vermelho para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, como o Alto do Cristo e a saída do Arco do Triunfo, em Sobral. Em Juazeiro do Norte, ganhará a iluminação colorida a estátua do Padre Cícero. As unidades do Vapt Vupt em Sobral e Juazeiro do Norte, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, também ganham a cor vermelha.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal. Acesse o documento.