Cidadania ecológica é tema de seminário em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

8 de junho de 2022 - 17:05 # # # #

Ascom Sefaz - Texto e foto

Na semana dedicada ao meio ambiente, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará), por meio do Programa 3S – Sefaz Solidária Sustentável, em parceria com a Fundação Sintaf (Fundação do Sindicato dos Fazendários do Ceará), promoveu o seminário “Cidadania Ecológica – vida sustentável em harmonia com a natureza”, na tarde dessa terça-feira (7). O evento, em formato híbrido, contou com a presença, no auditório da Instituição, de moradores da Comunidade do Poço da Draga, situada no entorno da Secretaria, e alunos da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. As palestras também foram transmitidas pelo canal Sefaz Ceará no Youtube.

O encontro contou com a participação da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado; do secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno; e dos doutores em Direito Constitucional, Ivanna dos Santos e Luiz Carlos de Oliveira (servidor fazendário). Também estiveram na mesa o titular da Coordenadoria Administrativa Financeira (Coafi) da Fazenda, Saulo Toscano, e a diretora de Cidadania, Inclusão Social e Cultura da Fundação Sintaf,  Liliane Sales.

A secretária Sandra Machado abriu o seminário agradecendo a presença de todos os participantes e destacando a importância do tema para a vida em sociedade. “Muitos podem se perguntar: porque a Sefaz realiza um seminário de cidadania ecológica? A resposta está na nossa missão: melhorar a vida das pessoas. Para alcançarmos isso, precisamos melhorar tudo que é sustentação para a gente. Esta instituição tem um programa que cuida de questões ambientais e, em março, aderimos também ao projeto da Sema Coleta Seletiva Solidária, com a assinatura do Termo de Compromisso para Coleta e Destinação de Resíduos Recicláveis.”

Programa 3S

Durante o evento, o titular da Coordenadoria Administrativa Financeira (Coafi), Saulo Toscano, apresentou o “Programa 3S – Sefaz Solidária Sustentável”, iniciativa lançada pela Sefaz Ceará em 2021, que reúne um conjunto de ações para tornar o ambiente interno mais saudável e sustentável para os servidores, colaboradores e contribuintes.

“O meio ambiente é nossa vida, estamos inserido nele. A Sefaz tem consciência dessa importância, então temos esse cuidado como nossa competência. Estruturamos esse programa 3S que já tem trazido resultados, como redução do combustível fóssil e conseguimos reduzir consumo e separação sustentável do que produzimos. Entendemos que precisamos ter integração de políticas públicas voltadas ao meio ambiente”, disse o coordenador da Coafi.

Ações ambientais

O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, apresentou um pequeno histórico da questão ambiental no mundo, destacando que o Brasil é a maior potência ambiental do planeta. Aproveitando a participação da comunidade do Poço da Draga, ele lembrou que “a questão ambiental passa por todos. O Poço da Draga é importante para a cidade, para o estado, para o país e para o mundo. É pensar global e agir localmente”, explicou.

Segundo o gestor, deve-se sempre analisar as situações criticamente: “Desenvolvimento só tem sentido se pensarmos tanto nas gerações presentes como nas futuras”. Ele apresentou os 4 principais eixos de atuação existentes na Sema, resumindo cada um dos projetos mais importantes.

Palestrantes

O fazendário Luiz Carlos de Oliveira acredita que debater o tema é urgente e necessário. “Falar de cidadania ecológica, mas do que nunca, é questão de sobrevivência da humanidade. Nós temos que mudar a percepção de quem somos nós, seres humanos, diante da vida ecossistêmica planetária. Não teremos nunca cidadania ecológica enquanto não tivermos os direitos humanos de vida digna e plena dos direitos sociais, educação, saúde, moradia e dignidade”.

A doutora Ivanna dos Santos destacou o direito de acesso à água. “Nós estamos em 2022 e ainda vivemos em um cenário de escassez hídrica. Não é um tema novo, mas é atual. A política nacional de recursos hídricos é de 1997 e traz, dentro os seus fundamentos, que a água é um bem público, de valor econômico e com gestão democrática, então nós temos os comitês de bacias hidrográficas. Então, é importante a participação das comunidades e estudantes nesses comitês”.