Governadora Izolda Cela empossa dez novos procuradores do Estado do Ceará

10 de junho de 2022 - 12:09 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner - Fotos

Defesa do espírito público e emoção marcaram a solenidade realizada nesta sexta-feira (10)

A missão da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE) será fortalecida com a atuação dos dez novos procuradores empossados pela governadora Izolda Cela na manhã desta sexta-feira (10). A solenidade foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com as presenças da procuradora-geral do Estado, Camily Cruz, familiares dos empossados e outras autoridades.

Ao dar as boas-vindas, a governadora Izolda Cela destacou a relevância do papel que os profissionais vão desempenhar. “Os procuradores são acolhidos com muita alegria e expectativa positiva. A Procuradoria tem um regime de trabalho muito intenso em diversas frentes, representando o Estado judicialmente, mas também defendendo o Estado, numa transversalidade com todos os setores para garantir a segurança jurídica dos atos que são praticados pelo Governo do Ceará. Esse foi um concurso com cotas para pessoas com deficiência e também para pessoas negras. Com isso, nós qualificamos essa entrada, tornando mais inclusiva, e isso vem para o bem não só das pessoas que são contempladas com esse direitos, mas vem para o bem da instituição e sociedade”, afirmou.

Os novos procuradores foram aprovados em concurso público iniciado em outubro de 2021, com a publicação do edital em Diário Oficial, e encerrado em maio de 2022, com a divulgação do resultado final. Sete vagas foram ocupadas por candidatos de ampla concorrência, uma por candidata que se declarou com deficiência e duas por aprovados com autodeclaração de candidatos negros, cumprindo as cotas previstas no edital. Esse foi o primeiro concurso para a PGE-CE com base na Lei de Cotas. O certame anterior empossou procuradores em 2008.

“Não é uma vitória somente dos candidatos, é uma vitória das famílias. Eu fui uma vitória para minha família [em 2008]. É um concurso extremamente difícil. A PGE é conhecida por ser um corpo seleto de profissionais capacitados. A PGE perpassa todas as políticas públicas, defendendo o interesse dos gestores, da sociedade e do Estado Democrático de Direito”, ressaltou Camily Cruz, procuradora-geral do Estado.

Ser procuradora sempre foi o sonho da baiana Emanuela Silva, 29. A família de Emanuela, que acompanhou toda a dedicação ao longo dos anos, veio ao Ceará prestigiar a conquista. “Toda a minha trajetória foi amparada na educação pública, sou fruto dela. Eu escolhi transformar a minha vida pela educação, que foi minha porta de entrada e saída para tudo. Nós, como procuradores do Estado, não devemos esquecer da incumbência de lutar sempre por uma política pública de qualidade e inclusiva”, defendeu Emanuela durante discurso que emocionou a todos.

Luana Pavan, 30, também reconhece a responsabilidade de atuar em prol das políticas públicas. “É uma oportunidade de contribuir e retribuir a esta terra tudo que ela me ofereceu desde quando eu cheguei aqui aos cinco anos de idade. Aprender sobre as necessidades do Estado do Ceará para orientar minha atuação enquanto representante”, disse.

Presentes

Também participaram da solenidade o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; os secretários de Estado Sandro Caron, da Segurança Pública e Defesa Social, Fernanda Pacobahyba, da Fazenda do Ceará, e Flávio Jucá, secretário-executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais da Casa Civil; o presidente Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o presidente da seccional do Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, Erinaldo Dantas; o secretário-geral da Ministério Público do Ceará, Hugo Mendonça; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Vicente Braga; a secretária-executiva da Defensoria Pública, Flávia Maria de Andrade; e outras autoridades.

 

Ouça

Ao dar as boas-vindas, a governadora Izolda Cela destacou a relevância do papel que os profissionais vão desempenhar.

Izolda Cela destacou a importância do momento para a afirmação das políticas de igualdade no Ceará.

A procuradora geral do Estado, Camilly Cruz, destacou a importância da PGE, agora com novos servidores, para garantir o funcionamento do Estado Democrático de Direito.

Ser procuradora sempre foi o sonho da baiana Emanuela Silva, 29. A família de Emanuela, que acompanhou toda a dedicação ao longo dos anos, veio ao Ceará prestigiar a conquista.