Codes/SSPDS realiza encontros e solenidade de posse de novos conselhos comunitários

13 de junho de 2022 - 16:05 # # # #

Ascom SSPDS

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou as posses de dez novos conselheiros comunitários de defesa social (CCDSs) em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A solenidade ocorreu na última quinta-feira (9), no auditório da Defensoria Pública do Ceará do município.

Os conselhos possibilitam o desenvolvimento de estratégias específicas para as comunidades pelos próximos quatro anos, além de iniciativas comunitárias em apoio à prevenção social contra possíveis crimes na região Norte do Ceará, apoiando processos mobilizadores para o estabelecimento de novos Conselhos Comunitários de Defesa Social em Sobral. Durante as posses, foi formalizada a adesão de novos conselheiros que integrarão os novos CCDSs do município. Os trabalhos dos conselhos têm como objetivo planejar iniciativas, o desenvolvimento de políticas de prevenção e combate à criminalidade, com ênfase na cultura de paz em todo o Estado.

“Os novos conselheiros de defesa social que atuarão diretamente no apoio às políticas de segurança pública na região, trabalhando principalmente no vetor na prevenção social”, explicou o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar.

Ele ressaltou, também, a importância da propagação de uma cultura de paz nos municípios cearenses. “Trabalhamos para que possamos estruturar uma rede de ativismo de apoio comunitário, ajudando a diagnosticar, priorizar e resolver problemas relacionados à segurança pública a partir de um ativismo do bem”, completou.

Além da equipe da Codes/SSPDS, participaram da solenidade representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e de membros do Conselho Tutelar do município, além de representantes de associações comunitárias.

Participaram ainda o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão do CBMCE, tenente-coronel Francisco Roberto Maciel de Moraes; o comandante do 3º Batalhão da PMCE, tenente-coronel Cláudio Sergio Gomes de Mesquita; e o presidente do CCDS de Sobral, José Arteiro Ferreira.

Palestra

Na sexta-feira (10), alunos de escolas estaduais de Bela Cruz participaram de palestras com a diretoria do CCDS. A ação contou ainda com o apoio de equipes da PMCE. Durante a ação, foi discutido o protagonismo juvenil e o engajamento dos adolescentes na redução dos indicadores criminais. O encontro serviu também como uma etapa preparatória para a criação de CCDSs juvenis no município de Bela Cruz (AIS 17) e contou com as participações do presidente do CCDS do município, Edilson Sampaio.

Reunião de planejamento

No final da tarde foi promovida uma reunião de planejamento em Acaraú, também localizada na AIS 17, com a participação do comandante da PMCE do município, o tenente-coronel Fred Rafael, comandante da Companhia de Acaraú, do articulador dos CCDSs da região, o tenente da PMCE, Ednaldo Gadelha, além das participações de oficiais que atuarão na articulação dos CCDSs da AIS 17. Essas ações fazem parte da estratégica institucional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para reforçar e ampliar laços colaborativos com a sociedade, estabelecendo a aproximação dos consórcios regionais para atuar na difusão da cultura de paz e na prevenção da violência no estado.