Consultor do Prêmio Innovare conhece Centro de Memória da Fazenda

23 de junho de 2022 - 17:23 # # # # #

Natália Coutinho - Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) recebeu, nesta quinta-feira (23), a visita técnica avaliadora do Prêmio Innovare para apreciação da prática “Tributos, cultura e cidadania: o Centro de Memória da Fazenda como espaço de cultura e educação fiscal”. O projeto está concorrendo na 19ª edição do concurso, que tem abrangência nacional e reconhece iniciativas relevantes e inovadoras dentro do sistema de Justiça no Brasil.

Na oportunidade, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, recebeu o pesquisador do Instituto DataFolha, representando o Instituto Innovare, que conheceu de perto o Centro de Memória da Fazenda, e apurou mais informações sobre a prática da Sefaz Ceará. A premiação visa identificar e disseminar práticas bem sucedidas da Justiça brasileira que estejam contribuindo para sua modernização, rapidez e eficiência. A avaliação tem como base os critérios: eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.

No encontro, a gestora da Sefaz Ceará destacou que a história da Fazenda se confunde com a do próprio Estado do Ceará. “Por isso, estamos atentos à memória fazendária”. Fernanda Pacobahyba ressaltou ainda a missão institucional de melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade.

“Acreditamos que, principalmente por meio do Programa de Educação Fiscal (PEF), trabalhamos para fomentar o processo de inserção de valores éticos e da mudança de perspectiva do papel da sociedade na gestão pública, despertando a consciência cidadã dos cearenses”. Ela apresentou ainda um vídeo com a missão, iniciativas e alcance do Centro de Memória da Fazenda. “Não existe democracia sem o exercício da cidadania. E, independente do resultado final desse processo, já estamos muito felizes com a oportunidade de apresentar o Centro de Memória no âmbito do Prêmio Innovare”.

A gestora do Centro de Memória, Clarissa Barroso, afirma que ter uma iniciativa selecionada pelo prêmio é um reconhecimento. “Ter passado em mais uma fase dessa premiação, de âmbito nacional, promovida pelo Instituto Innovare, é muito gratificante para todos nós da equipe do Núcleo de Cidadania Fiscal. Isso é uma valorização da grandiosidade da Educação Fiscal, que por meio do Centro de Memória da Fazenda, promove boas práticas voltadas para o fomento da cidadania brasileira e fortalece a relação entre o cidadão e o Estado.”

Centro de Memória

Mais de mil pessoas já visitaram o Centro de Memória da Fazenda. O espaço da Sefaz foi reinaugurado e institucionalizado no dia 27 de setembro de 2021, durante as comemorações dos 185 anos da Secretaria da Fazenda. O equipamento cultural oferece três ambientes: galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas com a exposição de longa duração “Notas de Memórias”.

A mostra utiliza recursos de multimídia para possibilitar uma maior interatividade com a história fazendária. Na exposição, o visitante mergulha no mundo dos tributos e reflete sobre a finalidade da arrecadação para a sociedade.

Um dos destaques é a sala-cofre, que em sua origem cumpriu a função de guardar os recursos arrecadados no Estado. Nesse espaço, o público é chamado a refletir sobre a desmaterialização do dinheiro e a transformação em políticas públicas. Também pode conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vitor Grilo.

Visitas

O horário de funcionamento do Centro de Memória da Fazenda é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h. Excepcionalmente, durante este mês e até o dia 7 de julho, em virtude de reforma da fachada do prédio da Secretaria da Fazenda, somente serão realizadas as visitas de grupos previamente agendadas.

Os interessados podem acessar a exposição virtual no site