População de Camocim é contemplada com estação do Praia Acessível, brinquedopraça, academia ao ar livre e manhã de serviços

1 de julho de 2022 - 11:06 # # # # # #

Ascom SPS

 

O pequeno Jonatas, 5 anos, comemorou ao lado da mãe, Ivone de Sousa, a chegada da Estação do Praia Acessível na avenida Beira-Mar da cidade de Camocim. “Esta é a segunda vez que meu filho vai entrar no mar e, desta vez, sei que ele vai aproveitar muito mais porque vai ter todo o suporte da equipe do projeto Praia Acessível, além de utilizar as cadeiras apropriadas para se divertir com segurança na praia”, contou Ivone, que também é acompanhada pelo Programa Criança Feliz.

Tamires Fernandes, 24 anos, celebrou a chegada da nova estação em Camocim. “Eu já conhecia o projeto, tinha ido algumas vezes na estação de Fortaleza, mas agora que tem uma estação aqui na minha cidade não vou mais precisar viajar para tão longe para aproveitar o mar com tranquilidade e segurança”, explicou Tamires, que foi conhecer a nova estação acompanhada de um grupo de amigos que, assim como ela, têm deficiência física e serão contemplados com o Projeto Praia Acessível.

“Esta é quinta estação do projeto inaugurada no Ceará”, destacou a titular da secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, durante a entrega da nova estação do Praia Acessível ao município de Camocim. “É uma alegria voltar aqui para inaugurar, além da Estação do Praia Acessível, uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre na comunidade do bairro São Pedro. Juntos, estes três equipamentos vão trazer muitas opções de lazer para a população não só de Camocim, mas também dos municípios vizinhos, como Granja, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Barroquinha”, enfatizou Onélia Santana, que ainda lembrou que mais de 2 mil famílias são beneficiadas com o Cartão Mais Infância em Camocim.

Praia Acessível e Mais Infância Ceará

O Projeto Praia Acessível possibilita o acesso seguro de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida à faixa de areia e ao banho de mar. Nas estações são disponibilizas esteiras de acesso, cadeiras anfíbias e apoio de equipes capacitadas e fardadas, que facilitam o deslocamento na areia e no mar, assegurando mais autonomia aos banhistas. Os serviços funcionam de quarta-feira a domingo, de 9h às 13h. As estações contam com banheiros acessíveis, guarda-sóis, vôlei adaptado, frescobol, piscina de plástico, cadeiras, mesas. O projeto já foi implantado nas praias de Fortaleza, Caucaia, Aracati Aquiraz e Camocim.

Instalada no bairro São Pedro, a brinquedopraça Jonas Marques da Silveira, equipamento do programa Mais Infância Ceará, conta com gradil, piso emborrachado antiimpacto e playground com sete brinquedos para a criançada. A academia reúne 11 aparelhos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Juntos, os equipamentos ocupam área de 350 m², e envolvem investimentos do Estado de R$ 172 mil. Com as novas inaugurações, o Ceará chega a 194 brinquedopraças e um total de 493 equipamentos inaugurados no Estado, por meio do programa Mais Infância Ceará.

Mais Cidadania

Além das inaugurações que ocorreram durante toda a manhã, na Avenida Beira Mar, a SPS também ofertou diversos serviços do Projeto Mais Cidadania, por meio do Caminhão do Cidadão e da CeArt Itinerante. O público presente aproveitou os serviços de emissão de documentação básica e identidade artesanal. Durante a ação, as profissionais do Ônibus Lilás também deram orientações às mulheres sobre seus direitos e o enfrentamento a situações de violência. Já o programa Primeiro Passo ofertou vagas para cursos de capacitação no município.

“Estamos aqui hoje realizando sonhos. Esses projetos são para os mais de 60 mil habitantes da nossa cidade, que agora poderão usufruir de mais acessibilidade e socialização nos espaços públicos de Camocim. Recebemos estes três equipamentos com muita gratidão pelo empenho e cuidado da secretária Onélia Santana em ouvir nossas demandas e nos dar uma resposta positiva e fortalecer o acesso daqueles que mais necessitam das políticas públicas”, ressaltou a prefeita de Camocim, Elisabeth Magalhães.

Emocionado, o seu José de Lima aproveitou os serviços ofertados na ação e se cadastrou como artesão através da CeArt Itinerante. “Trabalho esculpindo em madeira há mais de 20 anos. Eu era vigia numa loja e lá descobri o artesanato, vi na vitrine pela primeira vez uma peça toda esculpida na madeira e me encantei. Daí em diante, comecei a fazer minhas próprias peças e nunca mais parei. Para mim, artesanato é uma terapia, e agora que estou tendo a oportunidade me cadastrei para receber minha carteirinha de artesão e tudo que tenho direito”, disse empolgado.

Por meio da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos e a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas para os artesãos.