Centro de Memória recebe visita de professores da rede de ensino estadual

14 de outubro de 2022 - 15:01 # # # # # #

Natália Coutinho - Ascom Sefaz - Texto
Layla Galvão - Fotos

Professores de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) do Ceará conheceram o Centro de Memória da Fazenda, equipamento cultural da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), na tarde dessa quinta-feira (13). A visita fez parte das atividades de encerramento do curso de formação em educação fiscal para docentes da rede estadual de ensino, finalizado nesta sexta-feira (14).

Na oportunidade, os professores participaram da visita mediada à galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda, exposição “Notas de Memória” e sala-cofre, com a instalação artística “Valor”. Em seguida, eles tiveram um momento de bate-papo com a equipe do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) sobre a importância dos tributos para a sociedade, o retorno social dos tributos e as potencialidades e desafios de trabalhar esse tema nas escolas.

Carlos Antônio Marques, professor da Escola Poeta Patativa do Assaré, no bairro Granja Lisboa, destacou a importância da educação fiscal para os alunos das escolas públicas estaduais. “É uma forma de eles compreenderem os seus direitos e deveres como cidadãos. Além de entender a função social do tributo e o cuidado com o bem público”, disse. Para ele, o Centro de Memória é um espaço de experiência para os estudantes. “É uma oportunidade para eles conhecerem a história do Ceará e do Fisco Estadual”, afirmou.

A supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), Clarissa Barroso, ressaltou a importância de mostrar a trajetória da Secretaria para os professores. “A visita é uma forma de eles poderem experienciar como a Sefaz está intimamente ligada à história do nosso estado e como foi o processo para chegarmos na nossa atual Sefaz. Também é importante para eles verem como podem trabalhar esses temas com os alunos”.

Curso de capacitação

Um total de 84 professores concluíram o curso online de educação fiscal para professores da rede estadual de ensino, promovido pelo Programa de Educação Fiscal (PEF-CE), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e Escola de Gestão Pública (EGP).

Clarissa Barroso ressaltou que os docentes são educadores fiscais. “Eles são os nossos agentes na escola. O curso representou uma oportunidade para garantir a aproximação entre o Estado e os cidadãos por meio da capacitação de novos multiplicadores da educação fiscal, com o objetivo de propagar e incentivar o exercício da cidadania fiscal, o controle social e a preocupação coletiva em benefício de uma sociedade mais justa para todos”

A formação teve o objetivo de capacitar os educadores da disciplina eletiva de educação fiscal para trabalhar temas como a função socioeconômica dos tributos, o funcionamento da administração pública e o papel cooperativo do cidadão. Atualmente, a disciplina eletiva de educação fiscal é ofertada em 70 escolas de tempo integral.