Comitiva do Banco Mundial visita a Sefaz e analisa projeto de desenvolvimento do mercado do Hidrogênio Verde no Ceará

28 de outubro de 2022 - 15:09 # # # #

Ascom Sefaz - Texto e foto

A secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, recebeu, nessa quinta-feira (27), uma comitiva do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com a presença do diretor do Banco Mundial no Brasil, Johannes Zutt. Na oportunidade, foi dado início à análise da Carta Consulta para operação de crédito, de cerca de US$ 100 milhões, para investimento no Programa de Transição Energética Justa para o Estado do Ceará – Ceará Verde. O documento está sendo avaliado pelo Banco Mundial.

De acordo com o documento, a expectativa é que, por meio do financiamento do Banco Mundial, o Governo do Ceará invista em suporte à aquisição de bens de capital para empresas de tecnologia e inovação para cadeia produtiva da transição energética com foco no hidrogênio verde (H2V). “Esta é uma operação de crédito para investimentos em áreas estratégicas, promovendo e dando toda a estrutura básica para que as empresas possam se instalar no Ceará”, ressalta Fernanda Pacobahyba.

Durante a reunião, o presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, destacou o papel da empresa como líder nacional na distribuição do Gás Natural Renovável (GNR), combustível totalmente renovável, originado do biogás produzido pela decomposição de resíduos sólidos. “Com os recursos do Banco Mundial, pretendemos ampliar a nossa oferta de biometano com novos supridores. Também continuar substituindo combustíveis fósseis pela nossa mistura mais sustentável de gás natural e biometano. Além de implantar um projeto piloto de distribuição de hidrogênio verde, reforçando assim o nosso compromisso de sustentabilidade e trazendo mais desenvolvimento para o nosso Estado.”

A diretora de relações institucionais do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira, ressaltou o Hub do Hidrogênio Verde no Ceará. “O Complexo do Pecém é pioneiro no desenvolvimento de um Hub para a produção de hidrogênio verde em larga escala no Brasil. Por isso, muito nos honra o reconhecimento do Banco Mundial em enxergar o potencial deste projeto. Acreditamos que a parceria com essa importante instituição vai permitir ainda mais o avanço da transição energética aqui no Estado do Ceará”, enfatizou Rebeca Oliveira.

Também estiveram presentes na reunião o secretário executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Rabelo; a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado; o secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais, Fabrízio Gomes; o coordenador de Gestão Fiscal, Márcio Cardeal; a coordenadora de Relações Institucionais (Corins), Germana Belchior; e os auditores da Fazenda, Paulo Rocha e James Uchôa. A comissão do Banco Mundial contou também com a presença dos técnicos Sophie Cecile, Carlos Costa, Stephanie Gil e Luis Alberto Andres.