Cogerh e Cagece firmam parceria para ofertar água de reúso para Usina de Hidrogênio Verde no Ceará

4 de novembro de 2022 - 17:08 # # # # #

Ana Luiza Soares (Ascom Cogerh) - Texto

O Hub do Hidrogênio Verde do Ceará, que está sendo desenvolvido no Complexo Industrial Portuário do Pecém, utilizará água de reuso proveniente dos esgotos tratados das cidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú numa parceria entre Cogerh e Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) deram um importante passo para viabilizar um dos principais insumos do Hub do Hidrogênio Verde do Ceará: a água. Nesta sexta-feira (04) foi assinado um contrato entre as duas companhias e a Empresa Utilitas, braço da Cagece, para que se comece a produzir água de reúso com o objetivo de abastecer o Hub, que está sendo desenvolvido no Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP).

A assinatura do contrato teve a participação do Presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, do presidente da Cagece, Neuri Freitas, do diretor Administrativo da Cogerh, Denilson Fidelis, da gerente de Relacionamento com o Usuário, Rejane Viana, do representante jurídico da Cogerh, Carlos Mota, e do representante da Empresa Utilitas, Igor Borges.

A água para abastecimento das indústrias de Hidrogênio Verde será preferencialmente proveniente do Reuso dos Efluentes Sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza. O fornecimento de água bruta para fins de reúso será realizado numa parceria Cogerh e Cagece, feito mediante tarifação de uso dos recursos hídricos. A estimativa é que a Cagece possa ofertar a demanda hídrica do hub de hidrogênio verde a partir dos esgotos tratados do seu sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, diminuindo a dependência hídrica dos mananciais da região metropolitana de Fortaleza.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, destacou a parceria feita com a Cogerh e a importância de gerar agua ambientalmente limpa e barata para o Hub de Hidrogênio. “Demos hoje um pontapé inicial, para que a gente comece a produzir água de reúso, faça todo o transporte e entregue no CIPP, para as indústrias de hidrogênio verde que vão se instalar aqui. A Cogerh é um parceiro super importante nesse processo, tanto por conta da Outorga, como também pelo transporte dessa água”, explicou Neuri.

De acordo com o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, esta é a primeira experiência com abastecimento por meio de água de reúso no Ceará. “Estamos diversificando as alternativas de oferta hídrica e isso é muito valioso, um passo muito importante. Já temos experiências com a dessalinização, com água subterrânea e agora, com a água de reúso. Então julgo esta parceria com a Cagece importante marco para a gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. Sem dúvidas uma iniciativa que beneficiará em grande escala a população cearense”, finalizou.

Hidrogênio Verde e a Água de Reúso

O Hidrogênio é uma fonte de combustível com maior capacidade que a gasolina. Por exemplo, 1 kg de Hidrogênio possui a mesma quantidade de energia que 2,8 kg de gasolina.O previsto é que o processo predominante no Ceará ocorra por meio da eletrólise da água. Nesse método, são necessários 9 litros de água pura para obter 1 kg de Hidrogênio. A água de reúso da Cagece surge como a melhor opção, pois é resultado do tratamento de efluentes de esgoto, que gera água limpa, apta para a utilização Industrial. Esta água, que seria descartada, pode ser utilizada na eletrólise, a fim de evitar o desperdício de água dos mananciais do estado. A solução da Cagece com a água de reúso é rápida, barata, eficiente e ambientalmente correta.

*Com informações da Cagece