Modelo de Gestão da Cogerh é referência em evento de cooperação técnica entre países africanos e Brasil

10 de novembro de 2022 - 16:46 # # # # # #

Ascom Cogerh

Representantes de governos de países da África fizeram uma visita ao Sistema Integrado Jaguaribe – RMF, com acompanhamento de gestores da Cogerh

O modelo de gestão de Recursos Hídricos aplicado no Ceará pela Cogerh, foi uma das experiências apresentadas durante esta semana para gestores africanos no âmbito da Água, Saneamento e Higiene (WASH, sigla em inglês). Trata-se de uma iniciativa da Cooperação Sul-Sul Brasil – África Oriental e Austral, que faz uma visita de estudo ao Brasil desde a última segunda-feira (7).

O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, palestrou sobre a metodologia de gestão empregada na Cogerh, com destaque para o plano estratégico da Companhia, bem como os avanços na área de planejamento de secas, fiscalização e articulações interinstitucionais visando a segurança hídrica em todos os municípios cearenses.

O evento é uma iniciativa do Escritório Regional do Unicef para a África Oriental e Austral, que tem se comprometido desde 2014 com a Cooperação Trilateral Sul-Sul envolvendo o Brasil. A iniciativa é coordenada conjuntamente pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pelo Unicef Brasil.

A visita de estudo será implementada como parte dos esforços conjuntos do UNICEF e do Governo brasileiro para fortalecer a área de Recursos Hídricos africana, com foco nos direitos de crianças e adolescentes, por meio do intercâmbio de experiências e cooperação técnica entre o Brasil e outros países, especialmente aqueles do continente africano.

A metodologia da alocação negociada de água, mediação de conflitos, além do planejamento estratégico da Cogerh foram destaque da apresentação. João Lúcio denominou a experiência como “um dos grandes diferenciais da gestão de águas do Ceará”. Farias ainda apontou a educação do uso da água como um dos grandes desafios da gestão de recursos hídricos do Estado.

Em toda a programação do evento, a delegação reuniu mais de 70 pessoas de Moçambique, Namíbia, Essuatíni, Malaui, Madagascar, Burundi, Etiópia, Angola e Brasil, entre representantes dos governos e especialistas em Água e Saneamento do UNICEF nesses países.

Também participam representantes dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Regional, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Secretaria de Cidades do Ceará, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), além de representantes do município de Fortaleza.

Visita ao Sistema Integrado Jaguaribe – RMF

Seguindo a programação, o grupo de representantes de países da África Oriental e Meridional, acompanhados de oficiais dos escritórios do UNICEF, fizeram uma visita ao Sistema Integrado Jaguaribe – RMF, na comunidade do Sisar, em Cristais, no município de Cascavel.

O grupo africano conheceu o processo de operação e manutenção do canal Eixão das Águas (Trecho 03) e entendeu a mecânica que envolve a gestão participativa dos recursos hídricos no Estado do Ceará. A Companhia foi representada pelo Supervisor das Gerências Regionais, Paulo Ferreira e pelo Gerente Operacional, Anatarino Torres.

Paulo destacou ainda a importância da cooperação entre os países e a posição de referência da Cogerh em um modelo de gestão de recursos hídricos. “A participação da Cogerh nesta missão é extremamente importante, uma vez que a companhia é referência na operação do sistema e é também a COGERH que vem ao longo dos anos desenvolvendo, conjuntamente com a sociedade, este modelo exitoso de Gestão Participativa dos recursos hídricos, e isso seguramente serve como referência para outros países”.