Cozinheiras das unidades socioeducativas visitam a Escola de Gastronomia

24 de novembro de 2022 - 09:55 # # # # # #

Marconi Alves - Ascom Seas - Texto e fotos

A cozinheira Zilda Ambrozina, do Centro Socioeducativo Canindezinho, acordou muito cedo nessa quarta-feira (22), para realizar o seu trabalho na unidade e ficar liberada às 13h. Ela tinha sido convocada pelo seu diretor para visitar pela primeira vez a Escola de Gastronomia Social, no Cais do Porto, em Fortaleza. Um misto de ansiedade e gratidão por estar realizando o sonho proporcionado pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o projeto Trilharte (Programa de Oportunidades e Cidadania).

“Uma tarde maravilhosa de aprendizado. Confesso que ganhei meu dia e saber o quanto somos importantes para o sistema socioeducativo. Eu quero fazer cursos, aprender cada vez mais para melhorar a qualidade na alimentação dos adolescentes”, comemorou Zilda, uma das mais alegres e da turma de cozinheiras da Seas.

Além de Zilda, do Centro Socioeducativo Canindezinho, a visita reuniu cozinheiras de mais nove unidades da Capital: Elisângela Rocha (Patativa do Assaré), Mônica Oliveira (Cardeal Aloísio Lorscheider), Rosângela Rosa (Semiliberdade Mártir Francisca), Gelza Miranda (São Francisco), Sílvia Helena (São Miguel), Ana Valéria (Passaré), Zélia Oliveira (Dom Bosco), Eredice Santos (Aldaci Barbosa). O gerente Diego Pinheiro representou a Unidade de Recepção.

Recepção e aprendizado

As profissionais da Seas foram recepcionadas pela coordenadora da Escola de Gastronomia, Damaris Barros, que apresentou o equipamento. “Somos a única Escola de Gastronomia Pública do Brasil. Há quatro anos estamos servindo à população e contribuindo com a empregabilidade de pessoas que vêm aprender com a gente”, destacou Damaris.

Em seguida, passaram a conhecer cada espaço onde são confeccionados bolos, tortas, pães, pizzas e outras guloseimas. Todas as informações foram transmitidas pelos monitores de gastronomia da Escola, Cleiton Vieira e Aline Caetano. Momento também para saborear um quindim, semifolheados, paguetes de fermentação natural e pizza, uma produção dos alunos que participam dos cursos.

A cozinheira Rosângela Rosa, do Semiliberdade Mártir Francisca, reconheceu que ainda tem muito o que aprender e quer se atualizar ainda mais na profissão que escolheu. “Amo o que faço e procuro sempre estudar e buscar novos conhecimentos. A vontade é de voltar aqui, mas vou ficar de olho nos cursos. Sem dúvida, é um sonho realizado”, afirmou Rosângela.

Apoio da superintendência

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, fez questão de falar com cada cozinheira, logo que retornaram para a sede. Ele ouviu o depoimento das profissionais e reconheceu o quanto são importantes no contexto do socioeducativo. “Eu estou na Seas desde a sua criação. O nosso propósito sempre foi procurar melhorar a qualidade da alimentação dos nossos jovens. A mesma alimentação que é servida para o adolescente, é servida para os socioeducadores. E, graças ao trabalho de vocês, conseguimos avançar. Estão todas de parabéns”, elogiou Bassan.

A visita à Escola de Gastronomia Social foi idealizada pela coordenadora do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), Larissa Camerino, que ficou emocionada ao proporcionar, juntamente com a Seas e o Projeto Trilharte, esse momento especial para as cozinheiras. “Foi muito mais do que eu esperava. É muito bom quando você consegue premiar guerreiras que vivem o dia a dia das unidades socioeducativas. Outras visitas virão”, prometeu Larissa. A visita foi coordenada pela assessora técnica e integrante do POC, Clarissa Passos.

A Escola

Inaugurada no dia 29 de junho de 2018, pelo governador Camilo Santana, a Escola de Gastronomia Social é fruto de uma parceria entre o setor público e o setor privado. O Governo do Ceará é o responsável pela manutenção e custeio de atividades finalísticas. Após concessão do terreno por parte da prefeitura, o Grupo M. Dias Branco realizou a construção do prédio e a compra de equipamentos, doados ao Governo do Ceará.

Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Instituto Dragão do Mar é a organização social responsável pela concepção e gestão da Escola, iniciativa inspirada na experiência do Porto Iracema das Artes, escola de criação e formação do Ceará. A escola tem o objetivo de oferecer formações gratuitas que estimulem o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da cultura alimentar e gastronomia. Duas vezes por mês são abertas inscrições para cursos básicos, de forma gratuita, para a população. Os contatos podem ser feitos pelo Instagram @escolagastronomiasocial.