Núcleo de Ação pela Paz está ganhando nova unidade em Fortaleza

28 de novembro de 2022 - 09:50 # # # # #

Eudes Brasil/ Ascom SOP - Texto

Bairro Granja Lisboa terá equipamento utilizado para promover projetos junto à população em situação de vulnerabilidade social

O Núcleo de Ação pela Paz (Napaz) está se preparando para fortalecer suas ações no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza. A construção da nova base representa um avanço nas ações técnicas do Governo do Ceará junto à população mais vulnerável.

A obra, supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), recebe investimentos de R$ 840 mil do Tesouro do Estado e tem previsão de conclusão para 2023. A nova sede será a terceira em Fortaleza criada para dar apoio e promover ações de prevenção à violência junto à comunidade, a exemplo do trabalho desenvolvido nas unidades do bairro Vicente Pinzon e Curió, que terão os prédios reformados e requalificados nos próximos meses.

A partir da expansão do projeto com a construção da nova sede e da ampliação das outras unidades existentes, o Napaz atua como grande guarda-chuva para gerenciar projetos específicos junto aos segmentos mais afetados pela violência, promovendo atividades que podem acontecer nas dependências do prédio e também em outros pontos do bairro atendido pelo projeto.

“Os Núcleos de Ação pela Paz (Napaz) vão servir, em primeiro lugar, para fortalecer os vínculos com essa comunidade. O Napaz também vai trazer para esses territórios alguns projetos direcionados aos segmentos mais diretamente alcançados pela violência, que são os jovens, as crianças, as mulheres em situação de violência e a população LGBTQIA+. Então, será um excelente centro de convivência para a população, de sociabilidade e também um local que vai ficar à disposição da comunidade para uso”, explica a assessora especial da Governadoria, Carla da Escóssia.

O projeto-padrão para o prédio do Napaz tem duas salas com capacidade para acomodar até 25 pessoas, cada, equipadas para receber cursos de qualificação profissional, reuniões com a rede de serviços e a rede comunitária do território. Tem uma sala multiuso com capacidade para acomodar até 30 pessoas e equipadas para receber atividades grupais e os projetos já existentes que prestam o atendimento a jovens e adolescentes gestantes, coletivos de juventudes, entre outros. O novo prédio também terá sala para realização de atendimentos técnicos, individuais e/ou familiar; sala para desenvolvimento do trabalho da equipe do serviço; pátio coberto para realização de atividades e oficinas em grupo; banheiros, cozinha, almoxarifado, espaço de convivência e estacionamento.

Fortaleza

Além da unidade em construção na Granja Lisboa, está em ampliação a sede do bairro Curió, com 36% dos trabalhos concluídos e R$ 905 mil em investimentos. Para a reforma da unidade do Vicente Pinzon as obras foram iniciadas

Napaz

Cada Núcleo de Ação pela Paz representa investimento em prevenção da violência. A ação focada na comunidade tem o objetivo de ampliar o acesso às políticas públicas, fortalecimento de direitos, suporte às entidades sociais e grupos informais, como associações e coletivos de juventudes. Faz isso a partir do estreitamento de parcerias com os atores locais, institucionais e comunitários.

O Napaz, além de abrigar as ações de articulação institucional, também acolhe projetos protagonizados pela comunidade, como encontros dos idosos, grupos de mulheres, ensaios de grupos de teatro, danças, esportes, entre outros.

Através do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as equipes do Napaz serão ampliadas para mais territórios.