Municípios cearenses são premiados e certificados em programa de prevenção à violência contra criança
14 de dezembro de 2022 - 15:12 #cidadania #programa #Programa ACT
Ascom SPS
Prevenir a violência e educar as crianças em ambientes seguros é o desejo das famílias brasileiras. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, nesta quarta-feira (14), no auditório da SPS, de 13h às 17h, o II Encontro do Programa ACT Ceará – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, com a participação de 24 municípios cearenses. O evento contará com a presença da titular da SPS, Onélia Santana.
Parentalidade e prevenção da violência são temas do encontro, que vai certificar os municípios participantes do ACT, premiar as cidades que já cumpriram a meta e compartilhar as experiências exitosas.
O ACT teve início em 2020 no Estado, vinculado à SPS e ao Mais Infância Ceará. O programa está sendo realizado em 24 cidades, por meio de pactuação entre os municípios e Governo do Estado. São eles: Acaraú, Aquiraz, Ararendá, Barbalha, Camocim, Chaval, Crateús, Crato, Eusébio, Fortaleza, Granja, Irauçuba, Itatira, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Mauriti, Paramoti, Quixadá, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.
Será iniciada a premiação dos municípios reconhecidos pelo Selo Ouro pelo cumprimento de todas as metas estabelecidas e serão compartilhadas as experiências exitosas. E 21 cidades serão certificadas como “Município Protetor das Crianças”, por concluírem a formação de facilitadores do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros para Prevenção da Violência contra a Criança.
Palestras
As coordenadoras do ACT Ceará, professoras doutoras Elisa Altafim e Maria Beatriz Linhares, apresentam sobre o “Problema da Violência Contra Crianças e o ACT no Ceará”. Elas são membros do Instituto para Valorização da Educação e da Pesquisa do Estado de São Paulo (IVEPESP). A proteção da criança contra a violência no Ceará será o tema da mesa composta pela superintendente do Instituto da Infância (IFAN), Luzia Laffite, e a coordenadora do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares.
ACT
Em um ano de implementação do programa, 1.164 famílias foram contempladas pelo ACT no Ceará. O programa é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é uma das ações instituídas para por fim à violência contra as crianças por diversas organizações, inclusive das Nações Unidas.
O ACT envolve a realização de nove encontros em grupos com famílias de crianças na primeira infância (0 a 6 anos). É baseado em pesquisas que auxiliam os pais na construção de famílias mais sólidas. A estratégia pode ser incorporada em programas e serviços existentes nas diferentes áreas relacionadas à primeira infância. No âmbito da Assistência Social, é voltada para o atendimento e acompanhamento das famílias.
A ação faz parte da Coalizão Ceará, realizada pelo Governo do Ceará, através do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard van Leer e Porticus.
Serviço
II Encontro do Programa ACT Ceará – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, com participação de 24 municípios cearenses
Data: 14 de dezembro
Horário: 13h às 17h
Local: Auditório da SPS (Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora – Fortaleza)