Fortaleza receberá mais duas unidades do Vapt-Vupt

21 de dezembro de 2022 - 18:11 # # # # #

Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja Fotos

As novas unidades serão instaladas nos bairros Papicu e no Centro e devem atender mais de 1,5 milhão de pessoas

Boa notícia para quem está precisando emitir documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou resolver aquelas pendências no Detran ou na Cagece. A governadora Izolda Cela assinou, nesta quarta-feira (21), ordem de serviço para mais duas unidades da rede Vapt-Vupt em Fortaleza.

O Vapt-Vupt do bairro Papicu será instalado no Shopping RioMar Fortaleza. Já a unidade do Centro funcionará no Shopping Central (Rua Senador Pompeu, 856). Eles se somam a outras quatro unidades em funcionamento: duas em Fortaleza (Messejana e Antônio Bezerra), Juazeiro do Norte e Sobral.

“As unidades beneficiarão mais de 1,5 milhão de pessoas por mês, oferecendo serviços como emissão de documentos, cursos profissionalizantes, entre outros. Agradeço ao presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Assis Cavalcante, e à secretária de Proteção Social, Onélia Santana, pela dedicação e parceria”, comentou a governadora.

Centrais de cidadania da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os Vapt-Vupts reúnem dezenas de instituições. Entre as mais procuradas, destacam-se Pefoce (Perícia Forense), Detran, Cagece, Sine-IDT, Etufor, as secretarias estaduais da Administração Penitenciária (SAP) e da Saúde (Sesa), Procon e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), além de serviços ofertados pela própria SPS.

O agendamento de serviços, emissão das 1ª e 2ª vias da Identidade Web, entrega de Registro Geral (RG), intermediação de mão de obra, consultas de processos e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram os serviços mais procurados em 2022.

“Com as novas unidades, os cearenses terão a oportunidade de ter acesso aos serviços públicos a que têm direito ainda mais próximos de casa. Isso é promoção da cidadania”, afirmou Onélia Santana.

Os quatro Vapt-Vupts do Ceará realizaram, juntos, 2.298.613 atendimentos em 2022, número 21,3% superior ao registrado entre janeiro e dezembro de 2021. A média mensal de pessoas atendidas nos equipamentos de Messejana, Antônio Bezerra, Sobral e Juazeiro do Norte foi de 191,5 mil usuários, enquanto no ano passado a média foi de 185,2 mil.

A unidade do Vapt-Vupt mais demandada é a localizada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, com 786.333 atendimentos; seguida da de Messejana, com 670.086 serviços ofertados; de Juazeiro do Norte, com 471.806, e Sobral, com 370.368 atendimentos cidadãos.