Projeto Trilharte encerra atividades de 2002 e premia adolescentes

21 de dezembro de 2022 - 11:15 # # # #

Marconi Alves - Ascom Seas Texto
Thayanne Monique- CFO Fotos

O Instituto Dragão do Mar realizou, nessa terça-feira (20), a culminância das atividades esportivas do Projeto Trilharte, no Centro de Formação Olímpica (CFO). O Trilharte faz parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), coordenado pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Momento de emoção, encontro entre adolescentes e familiares, participação ativa dos socioeducadores e descontração.

Ao se deparar com aquele equipamento gigantesco, o CFO, o jovem em cumprimento de medidas no Centro Socioeducativo Dom Bosco, abre os olhos para a realidade. “Eu quero treinar aqui. Eu vou conseguir o mais cedo possível. A socioeducação vai me proporcionar esse feito”, confia.

Os adolescentes tiveram a oportunidade de disputar jogos de vôlei, basquete e fizeram uma apresentação do freestyle nas quadras do Centro de Formação Olímpica. No vôlei, enfrentaram-se os meninos do Centro Esportivo Canindezinho contra as meninas do Aldacir Barbosa. Os meninos venceram por 3×0 (21×4, 21×5, 21×6). No basquete, o Dom Bosco virou sobre o Patativa do Assaré, encerrando o placar por 9×6. Ao final, todos receberam medalhas, que foram entregues pelos diretores das unidades.

Projeto de sucesso

O Trilharte alcançou um público de 1.700 pessoas em 2022. Este projeto, especificamente, tem por objetivo dar aos jovens socioeducandos a possibilidade de, por meio de acesso à cultura, arte, esporte e profissionalização, enxergar a si e ao entorno, a partir de outras opções, diferentes das que os levaram ao cumprimento das medidas. Ao longo de 2022, sete metas envolveram jovens, profissionais e familiares do Sistema Socioeducativo: visitas guiadas, apresentações artísticas nos centros socioeducativos, iniciação profissional, atividades esportivas, desenquadrar (formação em audiovisual), produção de oito conteúdos audiovisuais e oficinas e Intervenções em Arte Urbana.

O superintendente adjunto da Seas, Marçal Cunha, agradeceu a todos os profissionais envolvidos na execução dos projetos realizados pelo Trilharte (Instituto Dragão do Mar) em conjunto com a Seas. Ressaltou a importância do Governo do Ceará na implementação do POC. “É um dever nosso, representando o Estado, apresentar políticas públicas eficientes e eficazes, para possibilitá-los, a partir das oportunidades, para que vocês sejam reinseridos no meio social, comunitário e familiar”, pontuou Marçal Cunha.

Socioeducadores homenageados

Para a realização de eventos fora dos centros socioeducativos, a atuação dos socioeducadores tem uma importância fundamental. São os primeiros a chegar e os últimos a sair, sabendo da responsabilidade que têm na profissão que escolheram.

Após o evento, eles foram homenageados pelo superintendente adjunto, Marçal Cunha, pela assessora de gestão e comunicação, Fabiana Pimenta, pela assessora especial de diretrizes socioeducativas, Francisca Silva, pela coordenadora da rede socioeducativa, Ana Paula Íris, e pela coordenadora do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), Larissa Camerino.

De acordo com Francisca Silva, os socieoducadores abraçaram a causa do socioeducativo. “Eu vejo o trabalho de vocês com outros olhos. São eficientes e guerreiros”, disse. Marçal Cunha afirmou que o sucesso dos eventos se deve ao compromisso desses profissionais. “São atuantes no que fazem. Parabéns pela eficiência”, concluiu. Ao final, houve apresentação artística para animar a plateia formada por jovens, seus familiares, técnicos e socioeducadores.