Em primeira reunião do ano, Comitê de Enfrentamento à Pandemia mantém recomendações

6 de janeiro de 2023 - 14:35 # # # #

Ascom Civil - Texto
José Wagner - Fotos

Governador Elmano de Freitas comunicou que taxa de positividade está abaixo de 5%, apontando fim da quinta onda

A primeira reunião de 2023 do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, que ocorreu nesta sexta-feira (6), teve a participação do novo governador do Ceará, Elmano de Freitas. Na oportunidade, foram repassados os dados atualizados referentes à covid-19, que mostram taxa de positividade abaixo de 5%. Com as informações, o chefe do Executivo Estadual informou, em suas redes sociais, que o colegiado decidiu renovar o decreto vigente por mais duas semanas, até 22 de janeiro.

“Os números dos relatórios e estudos apresentados indicam estabilidade no número de casos em todo o Ceará. A boa notícia é que o cenário aponta o fim do quinto ciclo da doença”, escreveu o governador. Contudo, Emano de Freitas pediu prudência e cuidado à população neste momento.

“Os cuidados devem permanecer, já que o vírus continua em circulação. O Comitê vai monitorar a evolução dos casos após as festas de fim do ano. Diante disso, o decreto vigente fica renovado por duas semanas. O documento segue recomendando uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração, como nos transportes coletivos”, disse o governador Elmano de Freitas.

Ele reforçou ainda a necessidade de a população completar o quadro vacinal de proteção contra o coronavírus, especialmente pela proximidade com o período em que outras doenças virais surgem em decorrência da quadra chuvosa no Ceará.

“Considerando o início do período de chuvas no estado e o aumento de viroses respiratórias comuns nessa época do ano, é fundamental que os cuidados sejam mantidos, principalmente o uso de máscaras e a vacinação. Isso ajuda a evitar a propagação do coronavírus, a confusão de sintomas e diagnósticos, e também a alta procura por assistência de saúde. É fundamental completar o esquema vacinal contra a Covid. As doses de reforço evitam quadros graves e protegem vidas”, reforçou o governador Elmano de Freitas.