Sefaz Ceará alerta para golpes na internet com o pagamento do IPVA

11 de janeiro de 2023 - 17:50 # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Sefaz - Texto
Layla Galvão - Foto

 

Secretaria informa que não envia nenhum tipo de link para pagamento nem boletos via Correios

Em uma época em que é comum trabalhar com muitas telas abertas ao mesmo tempo, ficamos sempre tentados a resolver pendências com a facilidade de um clique, via celular ou computador. E em um período em que o IPVA 2023 é um dos assuntos mais comentados, figurando entre os termos mais pesquisados da internet, segundo a ferramenta Google Trends, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) alerta para tentativas de golpes.

O boleto de pagamento não é enviado pela internet nem pelos Correios. Portanto, links por SMS, WhatsApp ou e-mail são fraudulentos. É o que explica a auditora fiscal Denise Moura. “Não existe outro procedimento para tirar seu boleto e efetuar o pagamento do IPVA 2023 com segurança, senão o do contribuinte entrar no site da Sefaz ou no aplicativo Meu IPVA, e emitir o seu boleto. É possível pagar em cota única, com desconto de 5% mais o valor acumulado do programa Sua Nota Tem Valor, que pode chegar a mais 5%. Ou pagar em até cinco parcelas sem juros”, aponta a fazendária.

Denise Moura reforça: “A Sefaz não reconhece nenhum tipo de envio de boleto ou link, e só quem emite o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) é o próprio contribuinte, inserindo os dados do seu veículo ou moto, informação do chassi do veículo ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa”.

Passo a Passo: Como pagar o IPVA pelo site da Sefaz

No site da Sefaz, o contribuinte deve acessar o menu “Serviços” e a opção “IPVA”. Em seguida, basta selecionar o botão “Acesso ao Sistema” e escolher o item “Imposto”.

Depois, é só clicar em “Emitir DAE IPVA” e digitar os dados do veículo (chassi ou placa e Renavam). Após pesquisar, o sistema apresentará os valores das cinco parcelas e, logo abaixo, as opções “Imprimir Carnê” e “Imprimir Saldo Devedor”. Escolhendo o item “Imprimir Carnê”, o contribuinte emitirá, em um único documento, todos os boletos de parcelamento. Já a opção “Imprimir Saldo Devedor” é para quem desejar emitir um único DAE com o valor integral do IPVA.

Aplicativos Ceará App e Meu IPVA

Disponíveis para smartphones e tablets, as ferramentas podem ser baixadas gratuitamente nas lojas Play Store (Android) e App Store (IOS). Por meio desses aplicativos, o contribuinte pode emitir o boleto de pagamento, copiar o código de barras e efetuar o pagamento pelo Internet Banking do celular, além de fazer consultas sobre a situação do veículo.

Descontos e Formas de Pagamento

O contribuinte que pagar o IPVA em cota única até o dia 31 de janeiro de 2023 terá 5% de desconto. Caso não opte pelo pagamento à vista, o proprietário do veículo poderá dividir o IPVA, sem abatimento, em até cinco parcelas, com vencimentos nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 10 de abril, 10 de maio e 12 de junho. O valor mínimo do imposto a ser parcelado é de R$ 100,00.

O abatimento em cota única poderá chegar a 10% quando acumulado com o desconto do Sua Nota Tem Valor, que proporcionará até 5%. Já o pagamento parcelado só permitirá o desconto conquistado por meio do programa. Os cidadãos cadastrados no programa podem conferir o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor, na opção Pontuação IPVA.