Francisco Rabelo deixa presidência da Adece e Danilo Serpa assume

18 de janeiro de 2023 - 10:43 # # # # #

Ascom Adece

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) contará com a condução de um novo presidente. Na tarde dessa terça-feira (17), durante reunião do Conselho de Administração, deixou o cargo, após quase dois anos, Francisco José Rabelo do Amaral. Danilo Gurgel Serpa assumiu a função. O novo nome havia sido anunciado pelo governador Elmano de Freitas na primeira semana do ano.

O advogado e mestre em Administração contábil e financeira, Francisco Rabelo esteve à frente da Adece por um ano e onze meses. A trajetória na Agência foi marcada, dentre outras ações, pela criação do Ceará Credi. O Programa de Microcrédito Produtivo encerrou 2022 com 46 mil microempreendedores financiados e valor contratado de aproximadamente R$ 118 milhões.

A digitalização dos processos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), permitindo a aceleração das concessões de incentivos fiscais para as empresas também foi um dos destaques da gestão de Rabelo, assim como o novo marco do FDI. As mudanças visaram desburocratizar processos de concessão dos benefícios, além de focar na indústria 4.0, incentivo à internacionalização de empresas e na inclusão e estímulo aos pequenos negócios.

A incorporação da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece) pela Adece também foi uma frente de fortalecimento da Agência concretizada no período. A medida permitiu uma melhor eficiência operacional das duas companhias, evitando sombreamentos.

Tais feitos permitiram que a Adece ganhasse dimensão internacional, a exemplo da aliança firmada com o Banco Mundial, por meio da Parceria Hidrogênio para o Desenvolvimento (H4D). Atualmente, a Agência também desenha um modelo de parceria com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para o financiamento de projetos como Renda do Sol e Ceará Credi.

Nova presidência

Danilo Gurgel Serpa é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós-graduado em Gestão Pública. Esteve à frente do Complexo do Pecém de 2015 a 2022. Antes disso, foi secretário de Relações Institucionais. Entre 2012 e 2014, exerceu o cargo de chefe de gabinete do Governo do Ceará. Entre 2007 e 2010, esteve como chefe da representação do Governo do Ceará em Brasília, atuando junto aos Ministérios e Congresso Nacional nos projetos e convênios de interesse do estado.

Em seu último trabalho, o ex-presidente do Complexo do Pecém teve papel primordial no crescimento da empresa, com destaque para a sociedade com o Porto de Roterdã – maior da Europa e um dos maiores do mundo – bem como a concepção do hub de hidrogênio verde.

Durante a reunião do conselho, Danilo agradeceu aos conselheiros e ao governador Elmano de Freitas. “Quero agradecer a todos os conselheiros e, principalmente, ao nosso governador Elmano de Freitas pelo convite que me foi feito e pela confiança de estar agora a frente da Adece, um importante instrumento de desenvolvimento e atração de investimentos para o nosso Estado, que vai contar com todo o meu empenho, motivação e dedicação para fazer mais e melhor para o nosso Estado”, disse.

A reunião contou ainda com a nomeação do secretário da Casa Civil, Max Quintino, para o Conselho de Administração. “Gostaria de parabenizar nosso amigo Danilo, dizer que acredito que ele fará um grande trabalho na Adece. Conheço o Danilo há um tempo, sei que ele é extremamente competente e vai ajudar muito no nosso governo fazendo um grande trabalho à frente da Agência. Também quero ressaltar o trabalho do secretário Maia Júnior e do Rabelo, que foi presidente da Adece. Aqui na Casa Civil estamos à disposição da Adece e de todos os conselheiros para ajudar no que for possível e necessário”, ressaltou o novo conselheiro.

Presidente interino do Conselho de Administração da Adece, Nelson Martins, deu boas vindas a presidente e ao novo conselheiro da Agência. “Quero desejar ao nosso querido Danilo, na nova função como presidente da Adece, e ao Max Quintino, que está à frente da Casa Civil, muito boa sorte nas suas novas funções. Também gostaria de registrar o sentimento de gratidão e reconhecimento pelo trabalho que foi feito pelo secretário Maia Júnior, presidindo este Conselho, e ao presidente anterior da Adece, Francisco Rabelo, pela grande contribuição que deram não só para a Adece mas também para desenvolvimento do Estado”, finalizou.