IDT estima 16,2 mil vagas captadas no primeiro trimestre de 2023

25 de janeiro de 2023 - 13:49 # # # #

Ascom IDT Texto
Elizeuda Lobo - Ascom IDT Foto

O ano já começa com boas expectativas para quem deseja encontrar uma oportunidade de trabalho. O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) estima que aproximadamente 16,2 mil vagas sejam captadas no primeiro trimestre de 2023. Os dados levam em consideração a dinâmica do mercado de trabalho, bem como os números registrados em anos anteriores.

“Diariamente, estamos captando novas oportunidades, em diversas ocupações. Hoje, são mais de mil vagas ofertadas e o trabalhador precisa estar atento às expectativas das empresas para otimizar a sua participação nas entrevistas. O IDT oferece ainda oficinas para auxiliar durante esse processo”, destaca o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana.

Dentre as características fundamentais para quem deseja se destacar no mercado de trabalho estão proatividade, disponibilidade para aprender, saber trabalhar em equipe, buscar ampliar os conhecimentos e as experiências na área de atuação. “Busque conhecer antecipadamente a empresa em que deseja trabalhar. Atitude faz muita diferença na hora da seleção e, principalmente, para continuar na vaga desejada”, complementa Viana, escolhido para estar à frente da futura Secretaria do Trabalho.

Atualmente, o Instituto possui 1.646 oportunidades disponíveis em todo o Ceará, incluindo ofertas destinadas para pessoas com deficiência.

Serviços do IDT/Sine

Em 2022, o IDT/Sine captou 73.406 vagas de empresas parceiras, segundo a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO), do Ministério da Economia. O número representa um aumento de 16% em relação ao ano de 2021, quando realizou 63.073.

Considerando o realizado nos últimos quatro anos, no primeiro trimestre destacam-se a oferta de vagas nas ocupações de alimentador de linha de produção, assistente administrativo, vendedor do comércio varejista, teleoperador, garçom, trabalhador da pecuária e servente de obras, dentre outras.

Para acessar as ocupações, os interessados podem agendar atendimento em qualquer uma das unidades da rede no estado, ou ainda, utilizar a opção remota por meio do portal empregabrasil.mte.gov.br ou do aplicativo Sine Fácil. O órgão alerta que, em função da grande procura pelo serviço, todas as oportunidades estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Mais informações  ou através da Central de Atendimento ao Cliente, no número 0800 591.0363. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.