Hanseníase: iniciativa da Saúde do Ceará é destaque em evento nacional

27 de janeiro de 2023 - 16:12 # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa - Texto
Divulgação Sesa e Ministério da Saúde - Fotos

Em alusão à campanha Janeiro Roxo, cerimônia reuniu, em Brasília, as dez melhores práticas brasileiras

O Grupo Coração de Jesus: Espaço de Afeto e Integração Social, projeto integrante das atividades no Centro de Convivência Antônio Diogo (CCAD), unidade mais antiga da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Redenção, foi uma das experiências de sucesso apresentadas e reconhecidas durante o seminário “Hanseníase no Brasil: da evidência à prática”, em Brasília. A cerimônia foi organizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS).

Outras nove ações exitosas foram destaque no evento, realizado de 24 a 27 de janeiro. O encontro nacional ocorreu em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase, doença crônica que tem cura.

LEIA TAMBÉM: Hanseníase: Saúde do Ceará cria guia de bolso para profissionais da atenção primária

A iniciativa cearense promove o fortalecimento dos vínculos e integração social. O projeto começou suas atividades em 2019 e já impactou mais de 80 pessoas desde seu início. Hoje, atende 25 pessoas – acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.

O Grupo Coração de Jesus foi, ainda, uma das sete experiências selecionadas para ser tema de discussão em episódio de podcast do órgão federal.

Representaram a Sesa no seminário Elionaria Lima e Assis Guedes, ambos atuantes no CCAD; Araci Pontes, diretora técnica do Centro de Referência em Dermatologia Dona Libânia (CDERM); e Yolanda Barros, coordenadora dos programas de Hanseníase e Tuberculose da pasta.


Da esquerda para direita: Elionaria Lima, Yolanda Barros, Araci Pontes e Assis Guedes

Diretor-geral do CCAD, Assis Guedes acompanha o trabalho do Grupo há mais de dez anos. “Nossa experiência vive, atualmente, com os remanescentes da hospitalização compulsória. São ex-pacientes da época em que a internação era obrigatória. Ganhamos muito enquanto instituição, especialmente quando realizamos um trabalho de reinserção social”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Centro de Convivência Antônio Diogo: a mais antiga unidade da Saúde do Ceará conta a evolução do tratamento contra hanseníase

A notoriedade da experiência cearense confirma a excelência do trabalho realizado no enfrentamento à doença infecciosa. “Quando esta conquista é evidenciada em uma solenidade tão importante e tão rica, na presença de profissionais de referência e de todos os coordenadores estaduais, isso nos motiva a continuar o trabalho esforçado que temos feito. Estou muito feliz de retornar com muitas demandas e novidades para a população cearense. Em 2023, teremos muitos avanços no enfrentamento à hanseníase”, disse Yolanda Barros.

Grupo Coração de Jesus

Iniciativa reconhecida nacionalmente propõe o fortalecimento de vínculos e integração social

Em setembro de 2022, o Grupo foi selecionado como experiência exitosa pela pasta federal, por meio do Edital de Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase, lançado pela Coordenação Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGDE/DCCI/SVS).

Janeiro Roxo

O Ministério da Saúde oficializou a campanha Janeiro Roxo desde 2016. Nesse período, a conscientização, o enfrentamento e o combate ao preconceito são pautas importantes para a desestigmatização da hanseníase e da população que convive com a doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em segundo lugar em número de casos, ficando atrás somente da Índia e concentrando 90% dos registros nas Américas.