Centro de Referência LGBT+ Thina Rodrigues se consolida como espaço de acolhimento a pessoas trans

13 de fevereiro de 2023 - 14:59 # # # # #

Ascom SPS

Na data que marca o Dia Estadual de Combate à Transfobia, 15 de fevereiro, o Centro Estadual de Referência LGBTI+ Thina Rodrigues faz um balanço das atividades, revelando avanços, conquistas e os muitos desafios que a população de homens e mulheres trans e travestis enfrenta para garantir cidadania e vida digna, com respeito, reconhecimento e igualdade de direitos. No ano passado, 345 pessoas trans foram atendidas pelo Centro, 308 solicitaram retificação de nome e gênero no registro civil. Do total, quase 48% são mulheres trans e travestis; com relação à faixa etária, 40,7% das pessoas trans que buscaram o Centro são jovens, de 18 a 24 anos de idade; e 61,1% são pessoas negras.

O Centro Thina Rodrigues oferece acolhimento e atendimento humanizado à população LGBTI+, em situação de vulnerabilidade social ou em situação de violência decorrente de LGBTfobia. Oferta serviços especializados nas áreas jurídica, psicológica, assistencial, além de orientação e acompanhamento às vítimas e familiares, com suporte de uma equipe multidisciplinar.

A coordenadora do Centro Thina Rodrigues, mulher travesti, Samilla Marques, destaca as conquistas mais recentes no enfrentamento à transfobia. Para ela, a criação do próprio Centro e a lei que determina a afixação de placas de enfrentamento à LGBTfobia, em estabelecimentos públicos e privados são marcos que o Estado ganhou no combate a essa violência.

“O Centro é o primeiro equipamento de denúncia do Ceará e identificamos que a população trans é a que mais precisa, uma população de extrema vulnerabilidade social, que precisa da atuação do Estado para a superação dessas discriminações. O Centro não é a única ferramenta, mas é a mais importante hoje no combate à transfobia”, destaca Samilla.

Outros avanços foram a aplicação do projeto Retifica Trans, que vem garantindo a retificação de nome e gênero no registro civil, elevando o número de pessoas trans com nome social no documento de identidade. E a implantação do Oportuniza Trans, que busca capacitar a população trans, dialogar com as empresas, intermediar e viabilizar a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho formal, como medidas afirmativas, inclusivas e de garantias de direitos da população LGBT.

“As ações do Retifica, do Oportuniza possibilitam à população o reconhecimento da identidade, o acolhimento e a proteção dessas pessoas”, pontua.

Samilla reconhece que ainda há muitos desafios difíceis a serem superados, principalmente na violência física contra pessoas trans. Ela defende a intensificação de ações de combate à LGBTfobia no Ceará e no País, com a criação de novos projetos e fortalecimento dos atuais programas de apoio e capacitação à população LGBT como forma de seguir na construção de um Ceará com cidadania e respeito à diversidade.

Serviço

O Centro de Referência Estadual LGBT+ Thina Rodrigues fica na Rua Valdetário Mota, 970, no bairro Papicu, em Fortaleza. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Informações: (85) 98993-3884.