SSPDS estreita laços e busca parcerias com a Defensoria Pública do Ceará

14 de fevereiro de 2023 - 17:16 # #

Ascom SSPDS

Uma reunião entre o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, e a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, na manhã desta terça-feira (14), sinalizou os primeiros passos para estabelecer acordos bilaterais entre os dois órgãos. O encontro serviu para alinhar estratégias no âmbito da proteção das vítimas de violência doméstica, do policiamento comunitário e do intercâmbio de expertises entre as Forças de Segurança e a Defensoria Pública.

Na reunião, Samuel Elânio frisou o interesse de fortalecer o ambiente favorável para o policiamento comunitário, o que foi respondido pela defensora pública com um elogio sobre “o grande potencial do Copac” (Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades da Polícia Militar do Ceará). “Há várias formas de facilitar essa aproximação, tudo é uma questão de abordagem e de estratégia. O nosso compromisso é estarmos em parceria para que essa aproximação aconteça”, assegurou a defensora pública geral.

Outra pauta do encontro remete ao alinhamento de ações e estratégias, já desenvolvidas entre a SSPDS e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). “Muito já foi realizado no acolhimento das vítimas de violência doméstica. Queremos avançar ainda mais, coibindo esse tipo de ocorrência, antes mesmo que ocorra. O monitoramento dos tornozelados, junto ao diálogo com a Defensoria Pública, pode ser um instrumento valioso nesse sentido”, frisou Samuel Elânio.

“Nossa comunhão de entendimento é uma só: ofertar à sociedade cearense um trabalho de excelência na busca por seus direitos. Na reunião, tivemos a oportunidade de apresentar projetos essenciais para a defesa do cidadão em situação de vulnerabilidade. Nossa instituição tem proximidade com o tema que a SSPDS defende e por isso o diálogo estará sempre presente”, complementou a defensora geral Elizabeth Chagas.