Escola de Gastronomia Social participa do Banquetaço 2023, movimento nacional em defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável

27 de fevereiro de 2023 - 13:51 # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom EGSIDB - Texto

A Escola de Gastronomia Social produz sopas, pães e bolos para doação nesta segunda-feira (27). A programação faz parte de uma mobilização nacional em apoio ao retorno do Consea e para visibilizar políticas em prol da soberania e segurança alimentar para toda a população.

Nesta segunda-feira (27), será realizado a mobilização Banquetaço em todo o Brasil. São 19 estados e 40 cidades envolvidas numa grande festa pela alimentação, pela comida de verdade no prato de todos os brasileiros e brasileiras. Com o tema “Banquetaço 2023 | O Consea voltou! | Um prato cheio de justiça social”, a mobilização comemora a posse dos novos conselheiros e conselheiras com a volta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) que havia sido desmontado em 2019 pelo Governo Federal. Em Fortaleza, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza uma série de atividades nos dias 27 e 28 de fevereiro.

Na ocasião, estudantes dos cursos profissionalizantes vão produzir sopas, pães e bolos para serem distribuídos por cozinhas sociais, localizadas nos bairros Vicente Pinzón, Bom Jardim e Centro. “Nós estamos produzindo sopas, pães e bolos com ingredientes doados pelo programa Mais Nutrição, iniciativa privada e integrantes do coletivo Banquetaço no Ceará. É uma programação feita a muitas mãos. Todos unidos para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável”, afirma Selene Penaforte, superintendente da Escola, que também participará de uma roda de conversa sobre a situação da insegurança alimentar no Ceará e possíveis estratégias para conter a atual situação, a partir das 14h, no auditório da Embrapa, que fica no Campus do Pici (UFC).

A programação na Escola segue com o curso on-line “Soberania Alimentar na disputa de projetos entre agri(cultura) e agro(negócio)”, ministrado por Lourdes Assis, segunda (27) e terça (28), no período da tarde. Já nesta terça-feira(28), às 14h, a Escola recebe a confeiteira Maninha Menezes, o professor de panificação Flávio Cozinha e o chef Francisco Silva, o Nem da Língua, para compartilhar suas vivências nas áreas da gastronomia e cultura alimentar..

Malvinier Macedo, ex-presidente do Consea Ceará, destaca que a volta do conselho nacional, após quatro anos de seu fechamento, é extremamente relevante que seja marcado por mobilizações porque o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) voltará a funcionar de forma integral, uma vez que o Consea é um dos entes constitutivos do sistema. “A volta do Consea Nacional traz para estados e municípios, as pautas de interesse coletivo, com amplas temáticas e a realização da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, afirma.

Banquetaço

É um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada, para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. Ações coordenadas de iniciativas diversas são realizadas por meio da ação coletiva e se manifestam por meio de banquetes públicos e intervenções sempre visando sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida no campo e na cidade.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a EGSIDB é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola ou on-line com transmissão para estudantes em cidades do interior do Ceará.

Serviço

Banquetaço 2023
Dias 27 e 28, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto (Mucuripe).
Mais informações: @escolagastronomiasocial

Programação 

Dia 27 (segunda-feira)
14h – aula 1 do curso on-line “Soberania Alimentar na disputa de projetos entre agri(cultura) e agro(negócio)”
16h – retirada das refeições pelas Cozinhas Sociais que farão a distribuição

Dia 28 (terça-feira)
14h – aula 2 do curso on-line “Soberania Alimentar na disputa de projetos entre agri(cultura) e agro(negócio)”
14h – Histórias que Alimentam – palestra e aula show com Maninha Menezes, Flávio Costa e Francisco Silva (conhecido como Nem – o rei da língua)