Quer ser avisado da possível ocorrência de um desastre em sua região? CBMCE orienta como a população deve fazer

28 de fevereiro de 2023 - 17:02 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto e Arte

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realiza campanha de cadastramento da população para alertas pelo celular

Quer ser avisado da possível ocorrência de um desastre em sua região? A Defesa Civil do Ceará realiza campanha de cadastramento da população para receber alerta por SMS. A princípio, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) visa ampliar o número de pessoas cadastradas para receber alertas de possíveis inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra. Até o momento, o Estado conta com cerca de 120 mil cadastros, ou seja, apenas 1,32% da população do Estado.

Alertas por SMS

Em primeiro lugar, para realizar o cadastro, basta enviar um SMS, mensagem de texto via celular, contendo o CEP da residência para o número 40199. Do mesmo modo, é possível cadastrar mais de um CEP, sendo o serviço gratuito. Além disso, o cidadão poderá cancelar o serviço a qualquer momento. Para tanto, basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Clique aqui e leia mais sobre o SMS

Ainda assim, no Ceará, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), desde 2018, envia os alertas. Em outras palavras, os alertas ocorrem em áreas específicas. Em síntese, as pessoas são orientadas quanto aos procedimentos a serem adotados.

Por exemplo, diante da previsão de uma chuva intensa, a população de um município ou região pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.

Por fim, a população também recebe alertas dos incêndios florestais que ocorrem no segundo semestre. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel, coordena o funcionamento do sistema.