Happy Hour no Mercado: restaurantes retomam ocupação do Mercado AlimentaCE a partir desta sexta-feira (10)

9 de março de 2023 - 16:03 # # #

Gabriela Farias - Ascom Mercado AlimentaCE - Texto
Divulgação - Foto

Ao som de DJ Nego Célio, Mormaço, Pachamama, Muá Tuá, Cozinha do Deyme, Tacos Burger e Sorvete da Reserva voltam a ocupar, temporariamente, equipamento localizado na Estação das Artes

Durante os meses de dezembro de 2022 e janeiro deste ano, Fortaleza passou a contar com mais um espaço para encontros em torno da boa gastronomia: os seis restaurantes do Mercado AlimentaCE – equipamento da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante –, que passaram a operar aos finais de semana, durante a programação cultural da Estação das Artes. Após uma breve pausa, a ocupação temporária retorna a partir desta sexta-feira (10), com o Happy Hour no Mercado, das 17h às 21h. O acesso é gratuito.

Mormaço, Pachamama, Cozinha do Deyme, Muá Tuá, Tacos Burger e Sorvete da Reserva continuam assinando os cardápios de comidas e bebidas que carregam o tempero do Ceará. Além de sanduíches, petiscos e pratinhos, incluindo opções veganas, os restaurantes oferecem sorvetes, drinks, vinho e cerveja artesanal em diferentes faixas de preço e para todos os públicos.

A programação musical das sextas ficará por conta do DJ Nego Célio, que faz uma temporada de discotecagens temáticas no Mercado AlimentaCE até abril. Nesta semana, o som será ao estilo Black Music, com música de todo canto, do hip hop ao samba, com um pouco de Brasil e um toque de música gringa.

Aos sábados, a comedoria abre durante os eventos artísticos da Estação. Já nos domingos, das 9h às 12, os restaurantes se juntam à feira agroecológica e passam a oferecer, além do cardápio habitual, opções de café da manhã, como cuscuz, tapioca, caldo e outras delícias.

Balanço da ocupação

A primeira fase da ocupação temporária dos restaurantes no Mercado AlimentaCE iniciou em 7 de dezembro de 2022 e seguiu até 29 de janeiro de 2023, com 21 dias de funcionamento em seis finais de semana. Ainda em período de testes, os restaurantes Mormaço, Pachamama, Cozinha do Deyme, Muá Tuá, Tacos Burger e Sorvete da Reserva abasteceram o público com comida e bebida em quatro festivais, inúmeros shows, feiras e programações diversas da Estação das Artes.

Somente durante esses dois meses, o Complexo recebeu um público de mais de 40 mil pessoas e foram contabilizados mais de 20 mil pedidos nos restaurantes.

A ocupação permanente dos restaurantes do Mercado AlimentaCE está prevista para iniciar no segundo semestre deste ano.

Restaurantes do Mercado AlimentaCE

Ocupando o bistrô, que conta com área externa de mesas na esplanada do Complexo Cultural e vista para a Praça da Estação, o Mormaço Bar oferece clássicos de sua cozinha, como o sanduíche de coração de frango e a couve picante, além de drinks como a caipirinha melaço e o jambu tonic. Uma novidade trazida especialmente para a ocupação do Mercado AlimentaCE foi o choripan, que já é um dos pratos mais pedidos.

Na gare, o Muá Tuá traz histórias contadas em vinho natural e comida do mundo com insumos cearenses. Além da famosa bruschetta de atum defumado, com o peixe vindo direto de Itarema, tem ainda maionese de castanha de caju e molho asiático no Tempurá de couve-flor. O vinho da casa está garantido, assim como a cerveja Muá Tuá Lager e Ipa.

O Pachamama segue na proposta de comida regional, toda vegana, com toque sul-americano e gostinho de casa. O cardápio traz opções como lasanha de cogumelos, feijão verde ao molho de castanha e casquinha de carne de caju, além de doces, sucos e cerveja.

Já a chef Camila Mourão, do Tacos Burger, aposta na suculência do hambúrguer à moda cearense. A variedade do cardápio inclui nove opções que vão do burger de toscana com queijo coalho ao crispy com catupiry e ketchup de goiaba.

Quem não dispensa um pratinho não precisa ter cerimônia na Cozinha do Deyme, do cozinheiro Deyme Gonçalves, que oferece opções com vatapá de frango, strogonoff de carne e uma deliciosa feijoada. E, para o público que adora as frutas da estação, o Sorvete da Reserva traz os sabores de uma agrofloresta com a refrescância do sorvete totalmente vegano.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Serviço

O que: Retorno dos restaurantes do Mercado AlimentaCE – Happy Hour do Mercado
Quando: A partir desta sexta-feira, 10 de março, de 17h às 21h
Onde: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)
Entrada Gratuita