ÍRIS promove palestra sobre ChatGPT e os impactos nos serviços públicos

10 de março de 2023 - 16:05 # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto
Tatiana Fortes - Ascom Casa Civil - Fotos

Adquirir conhecimentos de novas tecnologias pode gerar oportunidades para a inovação. Com o objetivo de apresentar e debater sobre ChatGPT, assistente virtual que gera respostas a perguntas e realiza tarefas de linguagem natural, o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará realizou, na quinta-feira (9), a palestra “ChatGPT e os impactos nos serviços públicos”. A palestra foi ministrada pelo professor e cientista-chefe de Dados e Transformação Digital, José Macêdo, e teve a presença de representantes de diversas instituições do estado.

Entre pontos que foram abordados, estão: Inteligência Artificial (IA), algoritmos,  o que é e quem criou o ChatGPT, o que significa GPT e como a ferramenta foi treinada. Conforme explicou José Macêdo: “o ChatGPT foi treinado a partir do uso de livros, páginas da web, artigos científicos, bate-papos, legendas de filmes, transcrições e outros conteúdos publicados até 2020”. A abertura e a mediação do evento foram conduzidas pela coordenadora do Núcleo de Experiência e Linguagem do ÍRIS, Isabel Ferreira Lima.

A ferramenta pode ser acessada através do link chat.openai.com. Desafios e riscos ao usar o ChatGPT também foram apresentados, são eles: vieses, podendo haver distorções dos conteúdos apresentados; alucinações, apresentando algo que não existe e/ou que não corresponde à realidade, à conceitos reais; temporalidade da informação, de modo que as informações dados pelo ChatGPT podem não estar atualizadas. E, ainda, uso indevido de conteúdos e questões ligadas a direitos autorais. Ele destacou que: “é fundamental atentar para esses pontos ao usar a IA, especialmente quando a usamos para o desenvolvimento de serviços públicos”.

Para se aprofundar nos assuntos debatidos, o professor José Macêdo fez a indicação dos seguintes livros: Inteligência artificial, de Kai-Fu Lee; A Quarta Revolução Industrial, de Klaus Schwab; 2041: Como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas, de Kai-Fu Lee e Chen Qiufan; Artificial Intelligence; e A Modern Approach, Global Edition, de Peter Norvig e Stuart Russell.

A palestra está disponível no Instagram do ÍRIS no link: https://www.instagram.com/p/CpklEczghE1/?utm_source=ig_web_copy_link