Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação para 15 de abril

24 de março de 2023 - 16:00 # # # # #

Isabella Campos - Texto
Tatiana Fortes - Fotos Yuri Leonardo - Infográfico

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia decidiu, durante a terceira reunião de 2023, manter o decreto vigente pelas próximas quatro semanas, até 24 de abril. Além disso, confirmou a realização de um “Dia D” de vacinação no próximo dia 15 de abril.

A data de mobilização estadual será dedicada à aplicação do reforço bivalente contra a covid-19 e da dose anual contra a influenza. Os públicos a serem vacinados continuam sendo os prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) para prevenção de cada doença.

Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou a deliberação do grupo pela manutenção do decreto. “Nosso Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia se reuniu na manhã desta sexta-feira (24) para avaliar os índices da covid-19 no estado. Na ocasião, ficou definido que o decreto será prorrogado, sem alterações, até dia 24 de abril”, informou.

Na oportunidade, ele também reforçou a importância de a população “manter os cuidados de higiene e o esquema vacinal em dia, sobretudo nos grupos prioritários”. Até o momento, de acordo com o Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram aplicadas 193.987 doses de reforço bivalente. No total, são 25,1 milhões de doses nos braços dos cearenses.

Antecipação estadual

Devido ao aumento de casos de gripe decorrente da sazonalidade das chuvas no Ceará, a vacinação contra a influenza para o público infantil será antecipada no estado. A partir desta segunda-feira (27), o imunizante poderá ser aplicado em crianças a partir de seis meses de idade até 5 anos, 11 meses e 29 dias nos postos de saúde municipais. Ao todo, 284 mil doses já foram distribuídas aos 184 municípios cearenses.