Governador Elmano de Freitas anuncia homenageados com a Medalha da Abolição 2023
25 de março de 2023 - 08:30 #Anúncio #Homenageados 2023 #Medalha da Abolição #Personalidades do Ceará
Camila Freitas - Ascom Casa Civil - Texto
Personalidades de destaque na política, economia, no judiciário e que contribuem para o desenvolvimento social do Ceará compõem o quadro de homenageados de 2023 com a Medalha da Abolição.
A comenda é a mais alta honraria do Estado e recebe este nome em alusão à nossa Data Magna, 25 de março de 1884, quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, mobilizou colegas a se insurgirem contra o transporte de escravizados para o Sul do país. O feito do Dragão do Mar tornou o Ceará a primeira província brasileira a abolir o tráfico escravista no Brasil.
“São nomes de muita relevância para a sociedade cearense como um todo, que contribuem com o crescimento e o reconhecimento do nosso estado a nível nacional pela entrega e dedicação com o que fazem em suas áreas de atuação. Sem dúvidas, são merecedores de todo o nosso reconhecimento com a principal distinção que o Estado oferece”, destaca o governador Elmano de Freitas, que anunciou neste sábado (25) a lista com os nomes dos homenageados. Conheça-os:
Eudoro Santana: engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia e funcionário público da Petrobras. Foi deputado estadual por 4 mandatos, com atuação na elaboração da Constituição Estadual, destacou-se no Parlamento como estudioso do Orçamento Público e dos Recursos Hídricos, atuando em nove comissões técnicas da Assembleia Legislativa.
Dom José Aparecido Tosi Marques: Nasceu em Jaú/SP, filho de Antonio Marques de Toledo e de Arminda Tosi Marques. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e nomeado pelo arcebispo de Fortaleza pelo Papa João Paulo II em janeiro de 1999.
Katia Magalhães Arruda: Kátia Magalhães Arruda é doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão e pesquisadora de temas relacionados à precarização do trabalho e eficácia dos direitos constitucionais trabalhistas e trabalho infantil. Em 2008, assumiu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Atualmente, a ministra Kátia Magalhães Arruda também atua como coordenadora da Comissão Nacional da Rede de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados e do Projeto “Gente que Inspira”.
Vilmar Ferreira: Fundador e presidente do Grupo Aço Cearense, uma das maiores empresas do setor no país e com atuação em toda a América Latina. Com mais de 40 anos no mercado siderúrgico brasileiro e uma cartela de 16 mil clientes em todo o país, o industrial destaca-se pelo seu crescimento e representatividade alcançada no mercado do aço. É líder regional do setor, com capacidade produtiva de 1 milhão de toneladas/ano e um faturamento de R$ 3,6 bilhões em 2020.