Corpo de Bombeiros atendeu 291 incêndios em residências no 1º trimestre de 2023

4 de abril de 2023 - 15:49 # # # #

Ascom CBMCE - Texto
Tiago Stille - Ascom Casa Civil - Foto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu, de janeiro a março deste ano, 291 incêndios residenciais em todo território cearense. Desses, 214 incêndios ocorreram em residências “unifamiliares”, ou edificações únicas, enquanto 64 das ocorrências foram em residências “multifamiliares”, com mais de uma unidade construída. Já outros 13 incêndios aconteceram em residências coletivas.

O balanço do primeiro trimestre deste ano é superior ao mesmo período de 2022. Dos 244 incêndios em residências que ocorreram nos três primeiros meses do ano passado, 185 ocorreram em unifamiliares, 49 multifamiliares e 10 coletivos.

Balanço

Equipes do CBMCE apagaram 1.184 incêndios em residências no ano de 2022, em todo o Estado do Ceará. Nesse período, foram registrados 931 incêndios em residências unifamiliares e 253 em residências multifamiliares. Ainda conforme o balanço, em 2021, a corporação atuou em 1.020 ocorrências de incêndio em todo território cearense. Já em 2020, foram 1.040 e, em 2019, 935 incêndios em residências.

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do CBMCE reconhece como “residência unifamiliar” uma edificação com uma única unidade construída. Enquanto a “residência multifamiliar” conta com mais de uma unidade (condomínio de casas ou apartamentos).

A perícia é o método indicado para esclarecer as condições e os fatores envolvidos nas ocorrências de incêndio. Conforme o Anuário da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos, em 2020, 80% dos incêndios residenciais foram provocados por curtos-circuitos na rede elétrica.

Eletrônicos como ventiladores e ares-condicionados estão no topo dos itens que mais ocasionam incêndios residenciais. Alguns outros itens da lista são carregadores de celular, extensões elétricas, vazamentos de gás de cozinha, panelas esquecidas ao fogo e velas acesas no interior de residências.

Manutenção e cuidados

O CBMCE orienta a população a realização de manutenção da rede elétrica uma vez a cada cinco anos. Assim como, evitar ligar vários aparelhos no mesmo ponto da tomada. Como também, nunca carregar celular apoiado em sofá, cama, colchão e travesseiros. É importante, ainda, retirar o celular da tomada após a carga completa. Em suma, ao sair de casa, desligar o registro do gás de cozinha e todos os equipamentos elétricos. Quando se deve trocar o registro de gás? Após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes. Orientamos que quem usa o gás de cozinha deve observar o período de troca do registro e mangueira por conta do prazo de validade.