Cagece tem parecer aprovado sobre projeto de restauro das caixas d’água do Benfica

5 de abril de 2023 - 16:25 # # #

Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) conquistou o parecer favorável do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza (COMPHIC) referente à análise do Projeto de Restauro e Readequação de Usos das Caixas D’Água do Benfica. A aprovação aconteceu durante uma reunião virtual convocada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e realizada nesta quarta-feira (5).

Na ocasião, foram feitas recomendações a respeito da durabilidade e sustentabilidade dos materiais a serem utilizados na obra e comunicação acerca do achado de evidências arqueológicas durante processos de escavação, de alterações do projeto ou eventuais danos ao bem tombado. Também foram solicitados projetos complementares, que serão apresentados pela Cagece num prazo de 180 dias.

De acordo com as arquitetas da Cagece, Beatriz Chaves e Marina Xavier, o parecer aprovado pelo COMPHIC é considerado uma vitória para a companhia seguir em frente com o projeto arquitetônico de restauro das Caixas D’Água do Benfica. “Após a apresentação dos projetos complementares, dentro do prazo estabelecido, e uma última deliberação do Conselho, a proposta de restauro e readequação apresentada pela companhia seguirá para aprovação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma)”, explica Beatriz.

Somente após esse rito de aprovação, a Cagece poderá dar o start ao processo da primeira licitação do projeto, que prevê intervenções e reparos emergenciais na estrutura das Caixas D’Água. Esta será uma das três grandes etapas em termos de obras. As outras duas englobam a execução do projeto arquitetônico, com a adoção de princípios sustentáveis e a requalificação da Praça da Bandeira.

Saiba mais

Os projetos complementares solicitados pelo COMPHIC e que serão apresentados pela Cagece irão compor o projeto executivo final de restauro e readequação. Leia mais sobre o assunto no Diário do Restauro.