Fachadas do Palácio da Fazenda passam por processo de restauração

15 de junho de 2022 - 13:32 # # # #

Agda Sophia (estagiária sob supervisão de Imaculada Vidal) - Ascom SOP

Com o objetivo de preservar o patrimônio histórico-cultural do Ceará, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará), em parceria com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), está realizando um processo de restauração das fachadas do Palácio da Fazenda, prédio que abriga a sede I do Fisco Estadual.

A previsão é que a reforma seja concluída em julho deste ano. “A obra conta com o restauro dos ornatos, cercaduras, esquadrias e reforço estrutural, além da recuperação do torreão e pintura, resgatando a originalidade do prédio. Será uma entrega importante que tem por objetivo preservar uma joia do patrimônio cearense, que temos o privilégio de ocupar”, explicou a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado.

A sede I, situada na avenida Alberto Nepomuceno, 2, no Centro de Fortaleza, é o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará e o primeiro prédio de concreto armado do Estado.

Inaugurado em 1927, o edifício tem um estilo eclético, que une elementos inspirados nas escolas renascentista e neoclássica, e conta com uma torre, construída com a finalidade de auxiliar na fiscalização das mercadorias que chegavam ao porto da capital cearense.

O arquiteto e restaurador responsável pela execução dos trabalhos nos elementos artísticos das fachadas, Frederico Barros, falou sobre a relação entre a preservação e a memória. “A memória coletiva é importante para que a gente possa evoluir enquanto humanidade. (…) A questão da preservação é necessária para que a gente conheça a nossa história. Esse é o grande viés: preservar a memória para que a gente possa entender o que somos e, a partir desse entendimento e conhecimento, nos desenvolvermos.”

Além de funcionar como espaço administrativo da Secretaria, o prédio também abriga o Centro de Memória da Fazenda, equipamento cultural da Sefaz Ceará. A gestora do local, Clarissa Barroso, também comentou sobre a importância da restauração e explicou que, em função da reforma, as visitas ao Centro de Memória da Fazenda estão suspensas até o dia 7 de julho, ficando mantidas as agendadas anteriormente.

“Com o tempo é natural que as estruturas acabem se deteriorando e fazer isso, com todo o cuidado que está sendo feito, é imprescindível. É necessário reforçar que, durante esse período, os interessados podem acessar o site do Centro de Memória e conferir a exposição virtualmente”, disse Clarissa Barroso. Clique aqui para acessar o Tour Virtual.