“Idace Debate” discute luta pela terra por indígenas e quilombolas

17 de abril de 2023 - 14:41 # # # #

Ascom Idace - Texto

O Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realiza nesta terça, 18 de abril, às 9 horas, a 2ª edição do Idace Debate com o tema “Os povos indígenas e quilombolas e a luta por terra e território no Ceará”. O evento acontecerá no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (Av. Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo, em Fortaleza).

Para o debate, foram convidadas a titular da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, a Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé, a secretária estadual da Igualdade Racial, professora Zelma Madeira, a liderança da terra indígena da Barra do Mundaú (Itapipoca), Adriana Tremembé, e o pesquisador e militante do Quilombo do Cumbe (Aracati), João do Cumbe.

Segundo o superintendente do Idace, João Alfredo Telles, o Brasil tem uma dívida histórica secular com os povos indígenas e quilombolas. “A demarcação de suas terras e territórios é uma questão de justiça, e o Idace pode ter uma contribuição fundamental para, junto com a Funai, a Fundação Cultural Palmares e o Incra, assegurar esse direito ancestral, em parceria com as co-irmãs secretarias dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial”, avalia.

Na opinião do gestor, o Estado instituiu esse compromisso com a Lei Wilson Brandão que trata da política estadual de regularização fundiária, e também do compromisso do governador Elmano e da nova gestão Idace. O evento será aberto ao público.