SRH atinge nível máximo em certificação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

17 de abril de 2023 - 16:20 # # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto

O sistema de pontuação permite quantificar o grau de excelência a governança e a gestão de transferências de recursos da União. A escala de pontuação compreende o intervalo de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. A SRH atingiu 95,08 pontos.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, certificou a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará como categoria Bronze 4, maior nível do certificado em Nível de Maturidade da Gestão. A pontuação atingida pela SRH foi de 95,08, o que garantiu a mudança de nível.

O certificado dispõe sobre critérios de excelência para a governança e a gestão de transferências de recursos da União operacionalizadas por meio da Plataforma +Brasil. Para garantir o documento, a SRH se submeteu a um quetionário de auto avaliação, seguido por comprovações das informações. A avaliação permite identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Essas oportunidades de melhoria identificadas podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação ao modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento.

O processo de aprimoramento da gestão é aplicável a todas as organizações públicas Repassadoras e Recebedoras das Transferências da União que desejarem avaliar e melhorar as suas práticas gerenciais visando elevar o nível de maturidade em governança e gestão. Ao decidir pela prática do aprimoramento continuado da governança e da gestão, a organização que opera com recursos da União, seja integrante de qualquer dos três poderes, seja de qualquer das três esferas de governo, deverá cumprir as etapas solicitadas.

Categoria Bronze 4

A priorização, sistematização e implementação das ações de melhoria da gestão e dos processos gerenciais estabeleceram as bases para a consolidação de uma cultura de elevado nível de maturidade em governança e gestão em sua organização. Os resultados apresentados refletem uma elevação da satisfação com a prestação dos serviços, em decorrência do atendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas.

A Categoria Bronze 4 é a mais alta no estágio da organização no Instrumento de Maturidade da Gestão, com notas de 76 a 100.