CGE Ceará realiza visita técnica à CGE Goiás com o objetivo de aprimorar a atividade de auditoria interna

19 de abril de 2023 - 17:22 # # #

Ascom CGE

Atualmente, a CGE trabalha na implementação da metodologia IA-CM

Compartilhar experiências ligadas à atividade de auditoria interna e ao Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM). Foi com esse objetivo que técnicos da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) do Ceará viajaram à Região Central do país para conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás.

A atividade de auditoria interna tem sido, ao longo dos últimos anos, um dos pilares da política governamental adotada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado para fortalecer a governança e impulsionar a gestão de riscos nos órgãos e entidade do Estado, promovendo o aperfeiçoamento dos processos organizacionais que resultará na melhoria dos serviços públicos entregues para a sociedade. Com isso, pensando na otimização da atividade e a fim de que a mesma esteja sempre atendendo a padrões internacionais, a CGE passou a utilizar o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

“Na CGE, a meta é chegarmos ao nível 3 do IA-CM, nível alinhado às Normas Internacionais de Auditoria, para aprimorar a entrega de serviços que protegem e agregam valor às organizações, contribuindo para a melhoria das atividades desempenhadas e, consequentemente, para o atingimento dos resultados planejados pelos órgãos e entidades do poder Executivo Estadual”, destacou a coordenadora da Auditoria Interna da CGE Ceará, Ana Luiza Cruz.

A visita técnica está sendo realizada pelos auditores de controle interno, Ana Luiza Cruz, Emiliana Leite, Wescley Silva e Bruno Lobo, e segue até esta quarta-feira (19).

O QUE É O IA-CM?

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna, conhecido como IA-CM, foi elaborado pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com apoio do Banco Mundial, em 2009, para possibilitar a identificação dos elementos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a fornecer um plano sequencial, lógico e evolutivo para o desenvolvimento da atividade.

O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica recomendada aos membros do Conselho Nacional de Controle (Conaci), com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conaci e o Banco Mundial (World Bank).