Escola de Gastronomia Social oferta 200 vagas em seis cursos gratuitos

24 de abril de 2023 - 15:53 # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom Escola De Gastronomia Social Ivens Dias Branco

As formações acontecerão nas modalidades on-line e presencial no mês de maio

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), oferta 200 vagas em seis cursos presenciais e on-line no mês de maio. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site, em ciclo único, e os interessados nos cursos devem se inscrever entre os dias 24 e 25 de abril.

Os cursos disponíveis são “Bolos Comerciais e Regionais” (presencial/tarde); “Caldos e Sopas” (presencial/manhã); “Pães Artesanais” (on-line/tarde); “Fichas Técnicas: Precificação e Custos” (presencial/manhã); “Boas Práticas de Manipulação” (on-line/noite); e “Biscoitos Decorados” (presencial/manhã). O resultado da seleção será divulgado no dia 26 de abril e as aulas acontecem de 2 a 5 e 8 de maio.

“Essa programação, que acontece a cada mês com novos cursos, tem o objetivo comum de proporcionar ao aluno a capacidade de refletir sobre a cadeia produtiva da alimentação e a valorização dos saberes e insumos locais, além de possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais ao exercício da profissão, inclusive a de atuar como empreendedor”, afirma Selene Penaforte, superintendente do equipamento.

Para participar da seleção, os candidatos precisam ter a partir de 17 anos, incluindo adultos e idosos, disponibilidade para participar das aulas no período da manhã; das 8h30 às 12h, ou tarde, das 13h30 às 17h ou noite, das 18h30 às 21h. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, seguindo critérios estabelecidos em edital. As pessoas selecionadas serão contatadas por whatsapp, sendo necessário ter atenção no momento de preencher o formulário.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

Serviço

Processo Seletivo – Cursos Básicos (Maio/2023)
Dias 24 e 25/04 – inscrição on-line | Dia 26/04 – resultado on-line
De 2 a 5 e 8 de maio – aulas do ciclo único de maio
Edital completo e inscrições
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto (Mucuripe)
Mais informações: (85) 3248-8091