Mercado AlimentaCE lança websérie no Youtube sobre cultura alimentar cearense

24 de abril de 2023 - 17:09 # # # #

Ascom Mercado AlimentaCE - Texto e Foto

A estreia dos episódios individuais da websérie “Guardiãs” acontece nesta quarta (26), quinta (27) e sexta-feira (28), a partir das 19h. A produção é resultado das ações de pesquisa em cultura alimentar no interior do Estado ao longo de 2022

Café de manjerioba, em Fortim; Minuto e alimentos que curam, na Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, em Baturité; Ovas de Camurupim, em Apiques, Itapipoca. Três expressões ainda pouco conhecidas da cultura alimentar cearense, mas preservadas por mulheres de diferentes regiões do Estado, chegam agora ao público com a websérie “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará”. A produção documental tem estreia online marcada para esta semana e é uma realização do Mercado AlimentaCE – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante.

Dividida em três episódios, a série será exibida nesta quarta (26), quinta (27) e sexta-feira (28) no canal do Mercado AlimentaCE no YouTube, a partir das 19h. A produção conta as histórias de Conceição Silva, Lúcia de Castro, Socorro Fernandes e Maria Luísa, protagonistas que preservam, por meio de diferentes práticas e processos, as memórias alimentares de três territórios cearenses.

Em Volta Grande, Fortim, Conceição percorre sozinha a areia branca do povoado para fazer seu café da planta de Manjerioba, colhido, debulhado, torrado e pilado como a mãe de sua mãe fazia. Na Serra do Evaristo, em Baturité, Lúcia resgata outros tempos da comunidade quilombola enquanto cozinha receitas ancestrais, como o Minuto, no fogão à lenha. Dona Socorro, sua cunhada-comadre, é quem preserva e repassa o saber das ervas medicinais que tratam os males do povo até hoje. Já na Praia Apiques, no Assentamento Maceió, em Itapipoca, Maria Luísa nos fala do poder do sal, do sol e do tempo que transforma em iguaria as ovas de Camurupim pescadas na região.

Resultado de algumas das dez ações itinerantes realizadas pela equipe de pesquisa e curadoria do Mercado AlimentaCE ao longo de 2022 no interior do estado, a versão estendida da série também poderá ser conferida no domingo (30), no Youtube, às 19h. Apresentada em formato de documentário durante o Festival de Gastronomia Cearense, em janeiro, a exibição contou com a presença de duas das protagonistas durante o evento.

“As ações itinerantes são uma maneira muito particular de investigar os territórios, afinal estar junto das comunidades, vivenciando os processos e absorvendo os saberes, é um projeto que o Mercado AlimentaCe quer propagar cada vez mais”, afirma a diretora do equipamento, Marina Araújo.

>>> Confira as sinopses de cada episódio abaixo:

Episódio 1 – “Café de Manjerioba”

Em Volta Grande, em Fortim, Dona Conceição Silva, de 73 anos, percorre sozinha a areia branca do povoado para fazer seu café de manjerioba, colhido, debulhado, torrado e pilado como a mãe de sua mãe fazia. Da pequena comunidade em que vive com a família e mantém um pequeno comércio, o café retirado de uma planta comum do litoral leste do Ceará ganha fama e sobrevive ao lastro do tempo.

Episódio 2 – “Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo”

Na Serra do Evaristo, em Baturité, dona Lúcia de Castro resgata outros tempos da comunidade quilombola enquanto cozinha receitas ancestrais, como o Minuto, feita no fogão à lenha. Dona Socorro Fernandes, sua cunhada-comadre, é quem preserva e repassa o saber das ervas medicinais que tratam os males do povo até hoje.

Episódio 3 – “Ovas de Camurupim”

Na Praia Apiques, no Assentamento Maceió, em Itapipoca, Dona Maria Luísa é uma das mais antigas moradoras da comunidade. Referência por onde onde passa, ela nos fala do poder do sal, do sol e do tempo que transforma por completo as ovas de Camurupim pescadas na região em iguaria procurada por grandes restaurantes e ainda desconhecida de muitos cearenses.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE, inaugurado em 30 de março de 2022, é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses. Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Serviço

O que: Mercado AlimentaCE lança websérie “Guardiãs” em três episódios no Youtube

Quando: de 26 a 28/4

Episódio 1 – Café da Manjerioba: quarta (26), 19h

Episódio 2 – Minuto: quinta (27), 19h

Episódio 3 – Ovas de Camurupim: sexta-feira (28), 19h

Exibição da versão estendida: domingo, 19h

Onde: Canal do Youtube do Mercado AlimentaCE

Gratuito