Sefaz comemora Dia do Profissional da Contabilidade em evento na UFC

26 de abril de 2023 - 11:49 # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz - Texto

O servidor e contador geral do Estado, Saulo Braga, participou, nessa terça-feira (25), do encontro “Contabilidade 360° – Do Público ao Privado”, promovido pelo curso de Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizado no Auditório Antônio Albuquerque, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac), o evento marcou a comemoração do Dia do Profissional de Contabilidade, celebrado em 25 de abril.

Braga fez palestra com o tema “Profissionais Contábeis e o Setor Público” para dezenas de jovens universitários, oportunidade em que ressaltou a importância do papel do contador no processo decisório de uma organização. Segundo o servidor, hoje em dia, os gestores públicos não tomam mais decisões sem ouvir os profissionais de contabilidade. Isso porque, continuou ele, essas lideranças se preocupam com as punições derivadas da Lei de Responsabilidade Fiscal e com a qualidade do gasto público.

Para o contador geral do Estado, os setores privado e público estão requerendo profissionais cada vez mais dinâmicos e versáteis. Ele afirmou também que as pessoas que atuam na área precisam se sentir valorizados. “Os contadores e contadoras têm que ter voz, não podem perder espaço. Não podem se diminuir porque eles são muito importantes. Têm que ser mais comunicativos, entender um pouco mais de economia e da linguagem corporativa.”

Durante a palestra, Braga comentou sobre as diversas atividades que podem ser realizadas pelos contadores no campo público. “Mostrei para eles as oportunidades, onde eles podem atuar, no controle interno, no controle externo, no Poder Executivo, e em empresas privadas que prestam consultoria e desenvolvem software para a contabilidade pública. Apresentei alguns caminhos para eles não ficarem apenas presos à contabilidade privada, como é tradicional.”

Outro ponto abordado pelo gestor da Sefaz foi a transparência pública. “Quanto mais transparente for o processo, melhor. Existe um receio de que essa transparência possa gerar algum incômodo futuro, alguma cobrança. Acho o contrário. Acho que quanto mais você explica, mais você clarifica, menos problemas virão.”

A estudante Ingrid Girão disse que a apresentação de Braga despertou nela o interesse pela contabilidade pública. “Achei muito interessante porque cria uma esperança na nossa carreira, a gente se inspira. A gente fica no dia a dia, na rotina, estudando, e quando vê um profissional atuando numa área tão importante, dá uma motivação, o olho brilha.”

Um dos organizadores do evento, o professor Adriano Gordiano afirmou que a presença do contador geral foi pertinente para mostrar como o contabilista pode ser útil no setor público. “Hoje, a gente fala muito de um estado visto a partir de uma perspectiva gerencial e o profissional de contabilidade tem muito a contribuir. Então, ouvir o Saulo trazer essa perspectiva, mostrar como é o funcionamento, como é que se trabalha a contabilidade no Estado despertou em muitos estudantes o interesse por essa área de atuação. O profissional de contabilidade trabalha com gestão de patrimônio e, talvez, o patrimônio que a gente tenha mais importante seja justamente o patrimônio público, que muitas vezes é negligenciado. Muitas vezes, existe uma visão de que é público não é de ninguém, quando, na verdade, o que é público é de todos. O profissional vai ter essa responsabilidade em zelar pela coisa pública.”

O evento contou ainda com a palestra, pela manhã, da professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis diurno, Roberta de Alencar, que se debruçou sobre o tema “Profissionais contábeis e a academia “.

Participantes

Também estiveram presentes o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcos Vinícius Machado; o coordenador do curso de Contábeis noturno, Danival Cavalcante; e os professores Eulália Camurça, Marilene Feitosa, Paulo Carvalho e Rafael de Alencar.