Mais Nutrição: estudo analisa a composição nutricional dos produtos

4 de maio de 2023 - 17:02 # # # #

Ascom Nutec - Texto

O Mix de vegetais produzido e distribuído pelo Programa Mais Nutrição foi tema de publicação na Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde (Nutrivisa). Intitulado “Composição nutricional e análise microbiológica de mistura de legumes desidratados adicionado de proteína de soja e macarrão”, o estudo buscou avaliar a composição nutricional e as características microbiológicas e físico-químicas do produto.

De autoria da nutricionista responsável pelo Mais Nutrição e especialista em Ciência de Alimentos, Débora Melo, a publicação teve a contribuição da mestre em Políticas Públicas e Sociedade, Regina Praciano, e da doutora em Ciência de Alimentos, Mayra Garcia, pesquisadora do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

O trabalho apresenta aspectos da reutilização e reaproveitamento de vegetais comercializados na Central de Abastecimento no Estado do Ceará (Ceasa) que são submetidos a um processo de desidratação para serem transformados em mix de vegetais. O resultado é uma fonte suplementar de vitaminas e minerais e com potencial para aumentar significativamente a disponibilidade de nutrientes.

O produto final tem por destino a doação a diversas entidades atendidas pelo Mais Nutrição, cujo foco são pessoas em vulnerabilidade social. A iniciativa foi idealizada como alternativa para a redução do desperdício de alimentos, bem como a redução da insegurança alimentar e nutricional de parte da população.

Mais Nutrição

O programa Mais Nutrição faz parte do programa Mais Infância Ceará, e contribui para a segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. Até março de 2022, cerca de 2,3 mil toneladas de alimentos doados para 136 entidades selecionadas nos últimos editais, além de cearenses em situações de vulnerabilidade em um total de 405 mil pessoas de 118 municípios.

O Governo do Ceará implantou duas fábricas e bancos de alimentos nas sedes da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Ceará) de Maracanaú e Barbalha, para coletar e selecionar alimentos em condição de consumo para produzir e distribuir às entidades selecionadas por edital com alimentos “in natura”, sopa desidratada e polpas de frutas, e ainda, controlar sua distribuição junto a entidades da rede socioassistencial, cadastrada pelo banco de alimentos.

Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Crato, Juazeiro e Barbalha são beneficiadas por meio do aproveitamento e repasse de alimentos excedentes e que se encontram em perfeitas condições de consumo.

Selo Alimento Seguro do Nutec

O Programa Mais Nutrição foi o primeiro do estado a receber o selo Alimento Seguro desenvolvido pelo Nutec. A certificação confere a produtores e consumidores um acompanhamento técnico das boas práticas de fabricação, pesquisa, avaliação dos padrões de identidade e contaminantes exigidos por legislação sanitária, garantindo confiabilidade e credibilidade nas etapas de produção e comercialização de alimentos.

Estimular as instituições a melhorar o desempenho de seus processos e contribuir diretamente na saúde dos consumidores, com base nos parâmetros de Segurança de Alimentos, são objetivos da certificação. O selo representa o compromisso e a prática da excelência em relação a segurança alimentar e nutricional. O Nutec é referência nacional nesta área.

Idealizadora do programa, a secretária da Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, destacou que a parceria com o Nutec nasceu junto com o programa, em 2019. Por isso, os alimentos do Mais Nutrição tinham o acompanhamento do Núcleo desde as primeiras ações. “A conquista do selo é uma chancela de que estamos oferecendo um alimento de qualidade para a população”.

Leia mais

Download do artigo