Audiência pública apresenta estudo de impacto ambiental do hub de hidrogênio verde no Pecém

25 de maio de 2023 - 16:43 # # # # #

Ascom Complexo do Pecém - Texto e foto

Evento será realizado no próximo dia 22 de junho, no auditório do Porto do Pecém

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com o Complexo do Pecém, realiza uma audiência pública para apresentar o estudo de impacto ambiental do hub de hidrogênio verde no Pecém. O evento será no próximo dia 22 de junho, no Auditório do Porto do Pecém.

O estudo é inédito no Brasil e trata do hub de H2V, que prevê a instalação de indústrias, tancagens e de um corredor logístico em uma área de cerca de 1.265 hectares no Complexo do Pecém, distante cerca de 60 km de Fortaleza. O EIA/RIMA foi elaborado pela MRS Estudos Ambientais, que fez amplo estudo socioambiental, além dos estudos de alternativas locacionais, sendo a área escolhida a que apresentou maiores vantagens socioambientais, operacionais e logísticas.

“O hub de hidrogênio verde chega para mudar a vida dos cearenses. Queremos que esse projeto se desenvolva trazendo benefícios de forma sustentável a todas as partes envolvidas, sempre respeitando as comunidades e o meio ambiente. O EIA/Rima é o primeiro passo para que isso aconteça”, destaca o vice-presidente de Operações do Complexo do Pecém, Fabio Grandchamp.

O EIA/Rima marca a mudança da transição energética do mundo, já que a produção de combustíveis verdes em substituição aos fósseis é a maior aliada na luta contra as mudanças climáticas. Ieda Passos, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho do Complexo do Pecém, aponta que a área onde será instalado o hub é uma região privilegiada, com área industrial 100% dentro da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) e com a tancagem em retroárea do Porto do Pecém, conferindo vantagens logísticas e redução de custos operacionais.

Após ser aprovado, o EIA/RIMA dará mais segurança às empresas que vão se instalar no Complexo. “É um passo muito importante para esse grande momento da história do Ceará”, completa Ieda.

Sobre o EIA/Rima

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são documentos que apresentam os estudos realizados na área que se pretende instalar o empreendimento e debatem sobre a viabilidade do empreendimento com o órgão ambiental licenciador e com a comunidade. A audiência é o momento em que a população pode obter esclarecimentos e elucidações sobre o projeto em análise e conhecer os impactos (negativos e positivos) através da apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Serviço

Audiência Pública para a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo RIMA do Hub de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém
Local: Auditório do Bloco de Utilidades e Serviços (Esplanada do Pecém, s/n – Pecém, São Gonçalo do Amarante)
Data: 22 de junho de 2023, às 10h