Escola de Gastronomia Social abre processo seletivo para bolsas de incentivo à pesquisa em cultura alimentar

12 de junho de 2023 - 15:54 # # # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom EGSIDB - Texto
Divulgação - Foto

Inscrições de projetos relacionados com os temas da cultura alimentar e gastronomia poderão ser realizadas até 13 de julho no Mapa Cultural do Ceará

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), lançou o edital de seleção de projetos para a 6ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 13 de julho, no Mapa Cultural do Ceará.

O Laboratório de Criação tem a missão de contribuir com demandas que valorizam e utilizam saberes, ofícios e produtos da biodiversidade da cultura alimentar cearense. É o espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que tem o objetivo de criar e qualificar produtos alimentícios e seus processos de produção; desenvolver e aprimorar tecnologias sociais, metodologias e registros que fortaleçam o desenvolvimento local.

A pesquisa sobre a cultura alimentar objetiva destacar pessoas e saberes que fazem a cadeia de produção do alimento, a soberania alimentar de povos tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas), a economia do mar e do mangue, a economia criativa, o empreendedorismo de pequenos produtores, a agricultura familiar, a agroecologia, entre outras áreas e temáticas que possam fortalecer a cultura alimentar e a gastronomia cearense.De acordo com Vanessa Moreira, coordenadora de Cultura Alimentar da EGSIDB, o programa possui o propósito de criar ou qualificar produtos alimentícios, utensílios, processos de produção, tecnologias sociais, metodologias, estratégias de valorização de produtos e serviços, e registros que fortaleçam o desenvolvimento local.

“Os impactos socioculturais acontecem quando a gente consegue de fato intervir nos processos de produção de pequenos empreendedores. Contribuir com os processos de produção, elaborando tecnologias ou criação de processos para novos produtos, pensando processos de inovação, é uma forma dos pequenos produtores competirem no mercado e gerarem iniciativas de empreendedorismo social. Pensamos nas análises laboratoriais, as rotulagens, embalagem, identidade visual da marca e isso tudo são possibilidades de criar estratégias de valorização de produtos, fomentando o desenvolvimento local”, comenta Vanessa Moreira.

O processo seletivo conta com duas etapas, compreendendo análise de documentação enviada e entrevista. Demais informações sobre o processo de seleção deverão ser consultadas no edital.

Pesquisas

Em Aracoiaba, Silvanar Soares pôde aprimorar seu processo de produção e criar uma versão vegana da cajuína São João, sem uso de ingrediente animal, além de estimular o turismo rural na comunidade da Lagoa de São João. Silvanar é agricultor e produtor artesanal e foi inspirado a ampliar o acesso ao seu produto, inovando no processo de fabricação da tradicional bebida de caju ao decidir não utilizar ingredientes de origem animal. Também teve a oportunidade de realizar análises laboratoriais e sensoriais do produto, gerando informações para o padrão técnico do rótulo, que teve uma identidade visual criada na Escola.

Já Nayane Honorato explorou os conhecimentos contidos nos cadernos antigos de receitas e nas ruas de Icó para desenvolver rotas culturais e um jogo de tabuleiro baseado na experiência de percorrer pontos históricos e gastronômicos da cidade. Será lançado no site da EGSIDB um mapa interativo com os elementos importantes da cultura alimentar do Icó e do Ceará, contribuindo com a difusão das informações relevantes da pesquisa.

Na região do Cariri, especificamente em Barbalha, Indra Nunes desenvolveu, com mentoria da Escola e parceria da Embrapa, uma farinha do resíduo da produção do óleo do coco babaçu. Em parceria com as mulheres quebradeiras de coco babaçu da comunidade dos Angolas, entre elas, dona Maroca, o processo aproveita integralmente o fruto e também gera um produto mais sustentável.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

Serviço

Processo seletivo para o 6º Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Período de inscrições: 7 de junho a 13 de julho
Inscrições gratuitas no Mapa Cultural do Ceará
Edital completo
Formulário para inscrição
Início das atividades dos laboratórios: Agosto/2023
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto. Fortaleza-CE.
Mais informações pelo WhatsApp (85) 98439-4964 e pelo e-mail: cultura.alimentar.egsidb@idm.org.br
Site